Edit Template

P. Delgada atribui 1 milhão de euros para residência universitária

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Pedro Nascimento Cabral, celebrou ontem um protocolo de cooperação financeira com a Universidade dos Açores para atribuir um milhão de euros com vista à construção de uma nova residência universitária no concelho, que terá capacidade para acolher 120 alunos.
“Não encaramos o celebrar deste protocolo como uma obrigação, ou como o despender de uma avultada quantia de dinheiro. Vemo-lo como um investimento na educação e valorização dos nossos jovens, mas também no desenvolvimento da Universidade dos Açores e da nossa cidade de Ponta Delgada”, afirmou o autarca, na cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Pedro Nascimento Cabral salientou que a atribuição do apoio entronca no objetivo da autarquia de fazer de Ponta Delgada “uma verdadeira cidade universitária”, conferindo as condições necessárias e adequadas para que todos os interessados possam desenvolver estudos na maior cidade dos Açores.
“O que nos interessa é que os alunos tenham as condições ideais para estudarem e aqui ficarem. Até mesmo para poderem ter acesso a um ensino e aprendizagem de qualidade, que, como todos sabemos, também se garante a partir de uma boa acomodação”, disse.
Dirigindo as suas palavras à Reitora da Universidade dos Açores (UAc), Susana Mira Leal, Pedro Nascimento Cabral reiterou que foi “com sentido de responsabilidade e de missão” que a autarquia decidiu apoiar a construção da residência universitária.
Fez, depois, questão de sublinhar que, por parte do município, “todas as vias mantêm-se abertas para iniciativas que visem dignificar e elevar o ensino universitário em Ponta Delgada e na Região Autónoma dos Açores”.
A Reitora da UAc manifestou a sua satisfação com a celebração do protocolo e destacou a importância da parceria estabelecida com a Câmara Municipal de Ponta Delgada para salvaguardar “as melhores condições de estudo” aos estudantes universitários deslocados.
Susana Mira Leal lembrou que o campus de Ponta Delgada é frequentado por mais de dois mil alunos, “alguns provenientes de freguesias distantes do concelho, muitos de outras ilhas e mais ainda de fora da nossa Região”.
Ao todo, aprofundou, a Universidade dos Açores conta com “cerca de 800 estudantes deslocados, o que significa que, diariamente, Ponta Delgada e as outras cidades onde temos campi têm mais juventude e oportunidades de progresso e de futuro”.
Agradecendo a disponibilidade e prontidão do Presidente do Município para apoiar o projeto de construção da nova residência universitária no concelho, Susana Mira Leal não deixou também de mencionar a importância do investimento para a captação de novos alunos.
A nova residência universitária vai estar localizada na rua da Mãe de Deus e a previsão é a de que a respetiva obra esteja concluída no primeiro trimestre de 2026. As 120 camas disponibilizadas serão distribuídas por 48 quartos duplos e 24 individuais, sendo quatro destinados a pessoas com mobilidade reduzida.

Edit Template
Notícias Recentes
Azores Airlines acaba com rotas deficitárias e vai concentrar operação no ‘hub’ Açores
Açores registam queda na transacção de imóveis no terceiro trimestre de 2024
Há dezenas de navios com tesouros naufragados no mar dos Açores
Há mais de meia centena de casas de luxo à venda em S. Miguel entre 1 e 3 milhões de euros
Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz celebra 28º aniversário com cantata de Natal
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores