Edit Template

Chega propõe regresso do uso de glifosato

O Chega pediu que se apreciasse, na Assembleia Legislativa Regional, com urgência, uma proposta de Decreto Legislativo Regional para que se permita o uso de glifosato no combate a infestantes em espaços púbicos na Região.
O deputado José Paulo Sousa justificou a urgência com o facto de “passados praticamente quatro anos desta proibição, os resultados estarem à vista, com as estradas e demais espaços públicos, tomados por infestantes”.
O Grupo Parlamentar do Chega lembrou que os autarcas têm expressado “grande preocupação com a situação”, uma vez que os outros meios que se encontram disponíveis “não se mostram adequados para o controlo das infestantes, imputando enormes custos com resultados fracassados”.
José Paulo Sousa esclareceu, por isso, a urgência de se voltar a poder usar glifosato “para resolver este enorme problema que é o combate às plantas invasoras”, para que as estradas e caminhos voltem a estar livres de infestantes.
É que as ferramentas actualmente utilizadas, “além de necessitarem de muita mão-de-obra, que está escassa, têm tido um impacto ambiental que talvez tem sido ignorado, como a proliferação de micro-plásticos das sedas das roçadoras, que se depositam nos nossos solos e águas, representando uma ameaça silenciosa à biodiversidade e à nossa saúde e muitos outros que posteriormente serão apresentados”, reforçou o parlamentar.

Edit Template
Notícias Recentes
Terra Nostra lança colecção de roupa Happy Cowllection
Arquinteto em concerto na Ermida de São Pedro nos Fenais da Luz
Chega exige transparência sobre dados do goraz nos Açores
Presidente da Assembleia Legislativa manifesta profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido no Elevador da Glória em Lisboa
André Franqueira Rodrigues salienta “reforço do compromisso da Comissão das Pescas com as Regiões Ultraperiféricas no Orçamento para 2026”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores