Edit Template

Força Aérea Portuguesa acompanha navio russo ao largo dos Açores

O navio de investigação científica “Akademik Ioffe”, da Frota Atlântica do Instituto Shirshov de Oceanografia, partiu da Academia Russa de Ciências, navegando a cerca de 380 milhas náuticas a Noroeste de Angra do Heroísmo,acompanhado por uma aeronave P-3C+ “Orion” da Força Aérea Portuguesa (FAP).
No detalhe da foto é possível ver, à ré, o cabo de reboque do que será, provavelmente, a operação do seu sonar rebocado.
A acção decorre fora da Zona Económica Exclusiva da República Portuguesa.
O P-3C+ “Orion”, da Esquadra 601 – “Lobos” da FAP, afecto a esta missão, onde operou com o “callsign” ORION01, descolou da Base Aérea N.º 11 (BA11), em Beja, pelas 10:55 UTC, alcançando, a 670 milhas náuticas de distância, a posição do “Akademik Ioffe” cerca das 13:00 UTC.
Acompanhando o mesmo durante cerca de 1 hora, regressaria à BA11, onde aterraria pelas 16:05 UTC.
O “Akademik Ioffe”, em linha com o realizado em 3 de Agosto de 2024 pelo “Akademik Nikolay Strakhov” e identicamente acompanhado pela FAP, está a seguir um percurso de varrimento da depressão oceânica “King’s Trough” (com cerca de 225 milhas náuticas / 420 km de comprimento e uma profundidade central na ordem dos 4 500 metros).
O “Akademik Ioffe” largou pelas 20:37 UTC de 20 de Outubro de 2024, de Kaliningrad, na Federação Russa, no Mar Báltico, e navega actualmente, com rumo 203.0° (S/SW), a 9.7. nós, a cerca de 65 milhas náuticas a Sudoeste de Ponta Delgada (São Miguel, Açores).
Indica ter como destino o Porto de Recife, no Brasil.

Edit Template
Notícias Recentes
Detido pessoa pela presumível prática do crime de tráfico de estupefacientes no Livramento
Ponta Delgada felicita Universidade dos Açores pelos seus 49 anos
Câmara da Povoação atribuiu recolha de lixo à mesma empresa durante 10 anos sempre por ajuste directo
Mais de 300 professores e 230 assistentes operacionais estão de baixa nos Açores
Partidos da coligação propõem isenção de pagamento de direitos de partituras
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores