Os dados mais recentes da avaliação internacional TIMMS sublinham que, no 8.º ano, nas disciplinas de matemática e ciências, os alunos açorianos ultrapassaram em 2023 as pontuações médias nacionais, indicador valorizado pela Secretária Regional com a tutela da Educação, Sofia Ribeiro, segundo nota do governo.
Na matemática do 8.º ano, a Região obteve uma pontuação média de 476 pontos, que comparam com os 475 do todo nacional, enquanto a ciências os Açores registaram 510 pontos, mais quatro que o contexto global do país.
O TIMSS é uma avaliação internacional do desempenho dos alunos do 4.º e do 8.º ano de escolaridade em Matemática e Ciências, desenvolvida pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), uma associação internacional independente, constituída por instituições de investigação educacional e por agências governamentais de investigação dedicadas à melhoria dos sistemas educativos.
Ainda na comparação com o todo nacional, em 2023, mercê de diversas oscilações, a Região Autónoma dos Açores aproximou-se de ambas as pontuações médias nacionais no 4.º ano: na Matemática está agora a apenas três pontos, enquanto em 2019 estava a 19 pontos, e Ciências estava a oito pontos em 2019 e em 2023 passou a estar a sete pontos.
No contexto internacional, os Açores situam-se acima da média internacional a Matemática do 4.º ano, com mais 11 pontos, e a Ciências, com mais 10 pontos.
Esta é uma avaliação onde cada aluno responde a um caderno de teste que combina itens de Matemática e de Ciências. O caráter não público deste estudo internacional permite, assim, a comparação de resultados ao longo das várias edições do estudo e a identificação de tendências nos resultados, sendo aplicados em contextos diferentes itens já testados em anos anteriores do mesmo estudo. Em cada ciclo, são dados a conhecer ao público alguns itens que deixam de fazer parte das provas e que ilustram as questões apresentadas aos alunos.
Em cada ciclo do TIMSS, são selecionados alunos dos anos de escolaridade em avaliação, através de um processo de amostragem em duas fases: na primeira fase, é constituída uma amostra aleatória estratificada de escolas, cuja seleção é proporcional ao número de escolas por estrato e à dimensão das escolas; na segunda fase, são selecionadas aleatoriamente turmas de alunos dessas escolas. A amostra assim constituída é representativa da população-alvo do país.
A avaliação TIMMS pode ser consultada em IAVE TIMSS.