Edit Template

Haverá uma Lua Negra este mês Hoje poderá ser vista “chuva” de meteoros das Gemínidas

No último mês de 2024 haverá uma Lua Negra, mas não é caso para apreensão – Lua Negra é como se designa a segunda lua nova no mesmo mês.
Segundo Ricardo Cardoso Reis, do Planetário do Porto e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Dezembro de 2024 começou com uma lua nova no dia 1 e como o período (sinódico) lunar é de 29,5 dias, no dia 30 há outra lua nova.
Hoje ocorrerá o máximo da “chuva” de meteoros das Gemínidas.
Ativas entre 4 e 17 de Dezembro, este ano o pico das Gemínidas será fortemente afetado pelo brilho da Lua, que atinge a fase de lua cheia amanhã.
Ainda assim, com até 120 meteoros por hora (que seriam visíveis em céus escuros), certamente alguns serão brilhantes o suficiente para se ver, mesmo com a Lua quase cheia.
A melhor altura para tentar observar algumas Gemínidas será por volta das 01:00, quando o radiante (ponto de onde parecem emanar os meteoros), a constelação dos Gémeos, está praticamente no zénite.

Dia 21 começa o Inverno

Na noite de 17 para 18, a Lua aproxima-se a olhos visto do planeta Marte: quando este nasce, por volta das 19:00, está a cerca de 6 graus do planeta, mas pouco antes do amanhecer de dia 18, os dois astros estão a apenas 1 grau de distância.
Às 08:20 do dia 21 ocorre o solstício de Inverno, assinalando o início do Inverno.
Este é o dia em que o Sol nasce mais à direita do ponto cardeal Este (cerca de 32 graus); na sua passagem a Sul, ao meio-dia, vai estar mais baixo e põe-se mais à esquerda do ponto cardeal Oeste (cerca de 32 graus).

Dia dura 9h33m
em P. Delgada

Por isso, neste dia a nossa estrela descreve no céu o arco mais baixo de todo o ano, sendo um dos dias mais curtos do ano:
O Sol nasce em Lisboa às 9h27min (das 7:52 às 17:19) e no arquipélago dos Açores (Ponta Delgada), o dia dura 9h33min (das 7:55 às 17:28), enquanto na Madeira (Funchal), o dia dura 10 horas certas (das 8:06 às 18:06).
Este será também o melhor dia dos próximos meses para ver Mercúrio, pois este atinge a maior altura no céu – nasce por volta das 06:15 e ao amanhecer estará a cerca de 13 graus acima do horizonte.
A partir de dia 22 começa o seu caminho de aproximação do Sol, no céu, deixando de se ver lá para meados de Janeiro do próximo ano.
Este é também o dia em que a Lua atinge o quarto minguante.
No dia 28 uma Lua minguante, com apenas 7% da sua superfície iluminada, está a cerca de 10 graus de Mercúrio, ao amanhecer, com a estrela Antares, o coração do Escorpião entre os dois.
Este trio está virado a sudeste, mas por volta das 06:43, a Nor-noroeste, aparece a Estação Espacial Internacional (conhecida pela sigla inglesa ISS), que cruza o céu durante mais de 6 minutos, desaparecendo a Este.
No dia seguinte, o desafio de observação do mês: com apenas 3% da Lua visível, esta passa cerca de 7 graus abaixo de Mercúrio.
Mas como a Lua nasce por volta das 07:15 e o brilho do Sol nascente faz desaparecer Mercúrio por volta das 07:45, quando o nosso satélite está a apenas 5 graus acima do horizonte, ver os dois juntos será mesmo para quem tem olhos de águia.
E como já tinha sido referido no início, a terminar o ano astronómico, no dia 30 ocorre a Lua Negra, conclui Ricardo Cardoso Reis.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores