Edit Template

PS exige do governo pagamento de apoios em atraso aos pescadores

O deputado do Grupo Parlamentar do Partido Socialista (GPPS), Gualberto Rita, exigiu, na Lagoa, que sejam pagos pelo Governo de Coligação todos os apoios que estão em atraso aos pescadores açorianos e que seja avaliado, o mais brevemente possível, a possibilidade da ativação do Fundo Pesca, “uma vez que existem ilhas que já estão há mais de 15 dias sem atividade”.
O deputado falava à margem de uma reunião do GPPS com a Associação de Pescadores Lagoa Bom Porto, com o intuito de perceber as preocupações que o setor sentiu durante o ano de 2024, bem como as reivindicações e aquilo que consideram pertinente para a atividade da pesca em 2025.
“Constatamos aqui que este Governo não quer saber do setor das pescas e que, de uma forma geral, esse é o sentimento dos pescadores em todos os Açores e do setor da pesca em geral, e isto porque não paga os seguros relativos a 2023, alegando o chumbo de um Orçamento que já está aprovado desde Maio, não responde nem paga os processos Fundopesca de pescadores referentes a 2023, atrasa-se no pagamento do POSEI Pescas e não compensa os armadores por esse atraso”, enumerou o socialista.
Gualberto Rita referiu também que diz respeito aos combustíveis, enquanto no continente já foi pago por três vezes o apoio aos custos de energia, “que é o que tem mais peso na atividade, nos Açores ainda aguardam pelo segundo pagamento”.
“São muitas reivindicações para um Governo e partidos de direita que o suportam, que insistem em tratar o setor da pesca como parente pobre da Região Autónoma dos Açores”, sublinhou.
“O que o Partido Socialista exige é que sejam pagos todos esses apoios que estão em atraso aos pescadores Açorianos, que seja avaliado com urgência a possibilidade da ativação do Fundo Pesca, uma vez que existem ilhas que já estão há mais de 15 dias sem atividade e há mais de um mês que os rendimentos têm vindo a decair significativamente no setor”, reivindicou o socialista.
Gualberto Rita disse que para além de ser tempo de avaliar a possibilidade da ativação do Fundo de Pesca, há a necessidade, para a salvaguarda do setor, de implementar o Plano de Restruturação e Modernização para o setor da pesca e o fim do rateio do Posei Pescas, proposto pelo Partido Socialista e rejeitado por todos os partidos de direita.
“Há necessidade de implementar medidas de planos de gestão adequados para as pescarias da Região que garantem o equilíbrio do rendimento dos pescadores e tudo isso são situações que estão a ser esquecidas pelo Governo de Coligação e que vão levar a que aconteça aquilo que a Federação das Pescas tem vindo a alertar, que é a falência do setor”, concluiu Gualberto Rita.

Edit Template
Notícias Recentes
Câmara Municipal de Ponta Delgada arranca com repavimentação da Avenida 6 de Janeiro na freguesia da Covoada
Escola Secundária da Ribeira Grande distingue melhores alunos
Mais de uma centena de cursos previstos para 2025 no campo da formação agrícola
Parlamento aprova anteproposta para isenção do pagamento de direitos de partituras
Este ano vamos ter 200 escalas de navios cruzeiros
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores