O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, felicitou, os 165 alunos da Escola Secundária Antero de Quental (ESAQ) que receberam os diplomas de mérito na cerimónia comemorativa do 173.º aniversário da instituição de ensino.
“É com muito orgulho que aqui me encontro para vos felicitar pelo vosso desempenho. É um sinal de confiança que recebemos para o futuro. Estou certo de que continuaremos a contar com o melhor de vocês numa sociedade que aguarda novos valores e referências”, disse.
Falando na cerimónia comemorativa que decorreu na biblioteca da ESAQ, Pedro Nascimento Cabral encorajou os alunos a prosseguirem estudos e a procurarem sempre superar os desafios que esse processo naturalmente irá impor.
Felicitando também a Escola Secundária Antero de Quental pela longevidade alcançada, o autarca realçou a posição “absolutamente singular” que a instituição ocupa no sistema de ensino português.
“O Liceu Antero de Quental dignifica a Região Autónoma dos Açores e é, efectivamente, uma referência no país”, frisou, enaltecendo “o imenso legado patrimonial, cultural e intelectual” que a escola centenária encerra em si mesma e continua a produzir.
Relevou, por isso, a excelência do actual corpo docente da ESAQ e do Conselho Executivo, considerando fazer jus ao esmerado trabalho de todas as gerações que os precederam.
Na cerimónia, Pedro Nascimento Cabral sublinhou que o projecto do executivo camarário tem conferido especial prioridade à Educação, o que se reflecte no aumento substancial das bolsas universitárias atribuídas e nos avultados investimentos feitos na renovação do parque escolar de Ponta Delgada.
Recorde-se que a autarquia tem um investimento programado de 14 milhões de euros com vista ao desenvolvimento de projectos e execução de novas escolas no concelho, assim como para apoiar a construção de uma nova residência universitária em Ponta Delgada.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada está a construir a nova EB/JI dos Fenais da Luz, num investimento de 2,2 milhões de euros, e a avançar os projectos para a construção de três novas escolas nas freguesias da Fajã de Cima, Capelas e São Vicente Ferreira.