O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, reuniu-se com os taxistas que trabalham no concelho, com o objectivo de planear uma resposta complementar ao serviço transportes de doentes não urgentes, no âmbito do Cartão Lagoa + Saúde.
A intenção do município, com esta medida, é de facilitar o acesso a serviços de saúde aos lagoenses que beneficiam do cartão. “A qualidade de vida, a saúde e segurança da população sénior, dependente ou em situação de isolamento tem sido uma das grandes preocupações do Município de Lagoa”, segundo Frederico Sousa.
Neste sentido, e no âmbito do Cartão Lagoa + Saúde, será mais uma medida de apoio, no caso de necessidade de transporte de doentes não urgentes para consultas ou unidades de saúde. Uma medida que terá um limite de viagens anual por utente, através de requisição médica.
Esta medida surge no âmbito do regulamento do Cartão Lagoa + Saúde, um cartão criado pelo Município de Lagoa, em Maio 2017, como forma de substituir o antigo Cartão Municipal do Idoso. Destina-se a portadores de incapacidade superior a 70% e a partir dos 45 anos, bem como, a pessoas com 65 anos ou mais de idade, aos quais a Câmara Municipal de Lagoa atribui benefícios como: desconto na taxa de consumo da água e saneamento; apoio de 15€ na medicação; atribuição de cabazes alimentares em épocas festivas; apoio na realização de pequenas obras de manutenção e conservação das suas moradias e passeios lúdicos e actividades de exercício físico nas várias freguesias.