Edit Template

Ilhas do Triângulo levam Espírito Santo a Lisboa

No âmbito da participação da AMT – Associação de Município do Triângulo na edição de 2025 da Bolsa de Turismo de Lisboa, os Município das Ilhas de São Jorge, Pico e Faial, levaram um pouco daquilo que são a vivências e tradições do seu Povo ao maior certame turístico do país.
A AMT este ano presenteou os visitantes da BTL com um desfile da ação de promoção do Triângulo, através do Turismo Religioso, nomeadamente, o culto ao Divino Espírito Santo, culminando com a apresentação do novo vídeo promocional do Triângulo e uma prova gastronómica.
Três ilhas, um só encanto – a experiência de viver num Arquipélago! Paisagens deslumbrantes que se complementam, natureza pura e uma cultura única e vibrante.
Entre paisagens vulcânicas, mar azul e paisagens verdejantes, sinta a fé de um povo resiliente, expressa na devoção ao Espírito Santo – manifestação de partilha e identidade cultural, celebrada nas oito semanas após a Páscoa. Festividades marcadas pelo religioso e profano, com gastronomia, música e diversão.
Esta foi a mensagem deixada aos milhares de visitantes da Bolsa de Turismo de Lisboa, numa promoção clara das Vivências das Gentes deste Triângulo Insular, bem patentes na sua riqueza cultural e religiosa.
Aproveitando a presença dos Municípios destas três Ilhas na BTL, foi recriado um cortejo do Espírito Santo, no qual participaram o Grupo de Tocadores e Foliões, tendo sido transportadas as insígnias do Culto (Coroa, Cetro e Salva) assim como a Bandeira, em representação dos seis Concelhos das Ilhas de São Jorge, Pico e Faial.
Um momento único que serviu para destacar a importância histórica e social destas festividades, reforçando os laços culturais e promovendo o turismo religioso, além de ter permitido aos visitantes uma imersão na cultura açoriana, evidenciando a singularidade e a continuidade desta tradição nos dias de hoje.
Recorde-se que o Culto ao Divino Espírito Santo é uma tradição profundamente enraizada na cultura açoriana, remontando ao período do povoamento. Este culto manifesta-se através de festividades realizadas anualmente entre o Domingo de Pentecostes e o Domingo da Santíssima Trindade.
O Culto ao Divino Espírito Santo é considerado Património Cultural Imaterial dos Açores, refletindo a identidade e a religiosidade popular da Região.
De salientar que nesta ação participaram igualmente jovens universitários destas três Ilhas, numa união e partilha entre todos, à moda das ilhas do Triângulo.

Edit Template
Notícias Recentes
Conselho das Finanças Públicas aponta degradação da autonomia financeira do sector empresarial açoriano
Açores com quebra acima da média nacional no licenciamento de obras no 3.º trimestre de 2025
Picos de Aventura distinguida pela primeira vez com o estatuto PME Excelência 2024
Universidade de Coimbra recebe José Manuel Bolieiro nas “Conversas da Casa da Lusofonia”
Auditório Ferreira da Silva acolhe hoje concerto de Natal pelo Coral de São José
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores