Edit Template

Semana da Páscoa com menos chuva mas frio vai manter-se

O meteorologista Alfredo Graça, da Meteored, prevê que na Semana da Páscoa não haverá precipitação em S. Miguel, mas a temperatura vai continuar mais fria.
O modelo de referência da Meteored mostra as principais tendências do tempo previsto para a Semana da Páscoa 2025, época do ano na qual muita gente aproveita para tirar férias.
Alfredo Graça, geógrafo e especialista da Meteored Portugal (tempo.pt), analisou os principais destaques da precipitação e temperatura esperados em Portugal para essa semana festiva, concluindo que a previsão para o período de 14 a 20 de Abril (Semana da Páscoa 2025) aposta em temperaturas geralmente dentro do normal.
Porém, também são observados desvios em relação à média, dada a possibilidade de se registarem anomalias negativas de temperatura (tempo ligeiramente mais frio do que o normal) nalgumas regiões portuguesas, tais como: distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, metade oriental do distrito de Faro e ainda os Grupos Central e Oriental dos Açores (até 1 ºC abaixo da média climatológica de referência).
“Para a Semana da Páscoa 2025 os mapas de confiança da Meteored sugerem um padrão mais húmido e instável do que o habitual na maioria das regiões de Portugal, apesar da sujeição a uma grande variabilidade dos estados de tempo, algo bastante típico na Primavera. São detectadas anomalias de precipitação positivas (mais chuva do que o normal) de norte a sul de Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira”, prevê Alfredo Graça. As anomalias mais acentuadas (10 a 30 mm acima dos valores médios de referência) estão previstas, grosso modo, para as Regiões Norte e Centro e para algumas zonas a sul do rio Tejo.
Para o arquipélago dos Açores não se observam desvios em relação à média, excepto no Grupo Oriental onde o tempo poderá ser ligeiramente mais seco do que o costume (anomalia de precipitação negativa).

Edit Template
Notícias Recentes
Blue Azores convidado a integrar grupo de trabalho da COP30 para a protecção do oceano
Ilha mais pequena do arquipélago promoveu oração pela paz juntando-se à intenção do Papa
Casas com piscina custam mais 35% em Ponta Delgada
Ordem dos Economistas promove debate sobre Finanças Públicas Regionais
Parque automóvel cresceu 43,4% na última década e já ronda as 190 mil viaturas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores