Edit Template

O verdadeiro sentido da Esperança

“Ter esperança, portanto, é viver com a certeza de que, independentemente daquilo que aconteça, estamos nas mãos amorosas de um Pai que cuida de nós e que conduz, com sabedoria e amor, todas as criaturas para o seu fim último.”

Ter esperança vai muito além de um mero otimismo ingénuo ou de acreditar que tudo correrá bem. A esperança autêntica está enraizada na certeza de que Deus nos ama incondicionalmente e que, por esse amor, Ele é capaz de transformar qualquer circunstância, por mais difícil que pareça, em algo que contribua para o nosso bem.
Este entendimento profundo da esperança é inseparável do mistério da Providência divina. Deus, na Sua infinita sabedoria e bondade, conduz a história da humanidade e as nossas vidas pessoais com um propósito que nem sempre conseguimos compreender. Muitas vezes, enfrentamos situações que parecem desprovidas de sentido ou marcadas pelo sofrimento. Contudo, é nesse contexto que a esperança nos chama a confiar plenamente em Deus, acreditando que Ele pode tirar um bem até mesmo daquilo que parece ser um mal.
Isto só não se aplica quando nós livremente escolhemos o mal. Nesse caso, para que Deus possa tirar um bem é necessário em primeiro lugar o nosso arrependimento e pedido de perdão.
A esperança cristã não ignora as dificuldades da vida, mas olha para elas com uma luz diferente. Ela não é uma fuga da realidade, mas uma virtude que nos sustenta no meio dos desafios, lembrando-nos de que Deus nunca abandona aqueles que ama.
Este é o mistério da Providência divina: Deus está sempre a zelar pelo nosso bem, mesmo nas situações mais imprevistas. Não se trata de um “final feliz” imediato nesta Terra, mas de um convite a confiar plenamente na Providência, cuja plenitude só será revelada no final da nossa vida e no juízo final.
Ter esperança, portanto, é viver com a certeza de que, independentemente daquilo que aconteça, estamos nas mãos amorosas de um Pai que cuida de nós e que conduz, com sabedoria e amor, todas as criaturas para o seu fim último.

Pe. Rodrigo Lynce de Faria

Edit Template
Notícias Recentes
Concurso para o serviço de transporte de passageiros na ilha de São Miguel com uma única proposta validada
“Regiões Ultraperiféricas são chave para segurança e sustentabilidade da União Europeia”, afirma José Manuel Bolieiro
Turismo de Portugal cria linha de apoio para dinamizar Rede de Observatórios de Turismo
Paulo do Nascimento Cabral insatisfeito com presidência dinamarquesa sobre a Coesão
Sector vitivinícola dos Açores regista mais de 30 produtores e mais de 80 vinhos certificados com Denominação de Origem Protegida
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores