Edit Template

A Praia da Vitória e as contaminações

Há dias atrás o Dr. Félix Rodrigues chamava a atenção para a grande quantidade de metais pesados encontrados nas ossadas dos habitantes do Concelho da Praia da Vitória. Nomeadamente através dos testes efetuados com cadáveres do cemitério da Freguesia de Santa Cruz, parecendo os mesmos terem origem na falada contaminação, provocada pela presença dos Estados Unidos na Base das Lajes. Situação há anos atrás bastante comentada pelo atual Vice-Presidente deste Governo, (aquele que segundo alguns comentadores, tem sido o patrono de todas as benfeitorias do atual executivo) mas agora colocada no segredo dos Deuses…
De momento, não me surpreende que o tema da contaminação tenha sido colocado na gaveta, ou pouco falado, uma vez que nos aproximamos das eleições autárquicas. Logo, o importante é criar coisas que agradem a vista e, não desvendar o que está escondido debaixo da terra, no caso concreto dos resíduos tóxicos…
Para além da contaminação dos solos, que provavelmente foi afetando ao longo dos anos, a minha e a anterior geração, temos agora outra contaminação. Esta à vista dos nossos olhos. Falo daquela que os médicos nutricionistas e outros especialistas na matéria, já consideram como uma doença do século: O Fast Food! Causador do excesso de peso, da diabetes, problemas cardíacos etc. etc.! Mais grave é, pouca atenção se prestar ao fato de os Hipermercados/Supermercados procurarem precisamente as zonas onde estão situadas as escolas, como chamariz para a nossa juventude, que aliciada pelas guloseimas dessas superfícies comerciais, deixam o comer das cantinas escolares, para se satisfazerem com uma coca-cola ou um saco de aperitivos…
Como testemunho temos na Praia da Vitória a Escola Secundária Vitorino Nemésio e à sua frente, também a Escola Profissional, rodeadas pelo Burger King, o KFC e os respetivos Supermercados. A localização dessas áreas comerciais não é escolhida por acaso, mas sim, com o propósito de crescerem nos seus lucros, á custa das crianças e dos jovens.
Fazendo uma retrospetiva ao crescimento desta cidade da Praia da Vitória naquela zona, através da instalação das referidas estruturas comerciais mais atrás citadas, gostaria de fazer a seguinte pergunta: Tivessem sido abertos arruamentos onde está agora o Modelo/Continente ou no alinhamento da área do KFC, como foi no tempo referido e planeado por alguns executivos municipais (dois deles que me lembre) em plano de urbanização, infelizmente nunca concretizados e, contribuindo para o despovoamento da cidade e consecutivo incremento de arruamentos na vizinha Vila das Lajes e de alguns lugares nas redondezas da Freguesia de Santa Cruz, como estaria a Praia no momento?
Muito se fala agora de que a Praia não tem gente! O centro está despovoado! Só se vê algum movimento nos supermercados ou nos dias de São Vapor, com a vinda dos Cruzeiros…
A Praia está acordando tarde! Quem tarde acorda, tarde se levanta…

Fernando Mendonça

Edit Template
Notícias Recentes
Saudações de Jerusalém: 2.° Dia
Manuel Maria da Costa foi “figura absolutamente ímpar” do União e do desporto açoriano, destaca Pedro Furtado
Governo da República aprova financiamento complementar ao POSEI Açores para evitar rateios
PS/Açores defende “maior apoio técnico e valorização salarial nas IPSS”
PAN/Açores “exige respostas sobre situação do Bairro do Lameirinho”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores