O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Furtado, afirmou, no Complexo Desportivo do Lajedo, que Manuel Maria da Costa foi uma “figura absolutamente ímpar” do Clube União Micaelense e do desporto da Região Autónoma dos Açores.
“Falar de Manuel Maria da Costa é falar de uma figura absolutamente ímpar do Clube União Micaelense e a quem o desporto açoriano deve também muito pela visão, dedicação e paixão que lhe devotou”, disse.
Pedro Furtado falava à saída da cerimónia que marcou o arranque da 17.ª edição do Torneio Internacional de Futebol Infantil Sub-11, levada a efeito pelo Clube União Micaelense, tendo, justamente, Manuel Maria da Costa como patrono.
“Creio que este torneio, toda a sua qualidade, e esta grande manifestação de juventude a que pudemos assistir aqui hoje, são também um justo tributo ao percurso que Manuel Maria da Costa trilhou no desporto. Haveria de ficar orgulhoso do ‘seu’ União Micaelense e do rumo que lhe está a ser dado por esta direcção”, declarou.
Pedro Furtado manifestou ainda a sua satisfação quanto à “incrível moldura humana” que foi possível encontrar no Complexo Desportivo do Lajedo, considerando ser reveladora do “enorme prestígio” alcançado pelo torneio, que, este ano, mobiliza cerca de cinco mil pessoas no concelho, entre atletas, equipas técnicas, dirigentes e famílias acompanhantes.
O torneio decorreu até hoje, contando com um total de 32 clubes provenientes de Portugal Continental, das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, de outros pontos da Europa, assim como da América do Sul, da América do Norte e de África.
“Ponta Delgada volta a ser ponto central do futebol infantil nos Açores e, com sentimento de dever cumprido e em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo União, apoiamos este evento desportivo que granjeou inequivocamente uma dimensão internacional, sem nunca descurar a sua mística e dimensão humana”, reforçou, destacando o facto de, anualmente, o clube presidido por Manuel Arruda fazer questão de homenagear “os seus maiores”.
Manuel Maria da Costa nasceu a 16 de Junho de 1920 e faleceu a 18 de Setembro de 2007. Foi atleta, dirigente e dirigente do União Micaelense, tendo arrecadado vários títulos e enriquecido o palmarés do clube.
Do percurso enquanto atleta – e como pode ser lido em informação disponibilizada pelo clube – destaca-se a conquista de quatro campeonatos seguidos na década 40, facto que contribuiu para escrever “a letras de ouro uma das mais brilhantes páginas da história do União Micaelense”.
Também segundo os unionistas, Manuel Maria da Costa deixou um legado relevante “de sabedoria e amor pela instituição”, pelo que foi indicado pelo clube para Sócio de Mérito da Associação de Futebol de Ponta Delgada em 2003.