Edit Template

Bárbara Chaves destaca o papel da Associação Agrícola em Santa Maria e pede ao IROA intervenção na água

A Presidente do Município de Vila do Porto salientou a importância da Associação Agrícola para os seus sócios, agricultores, produtores e para o desenvolvimento económico da ilha de Santa Maria.
No 38º aniversário da instituição, Bárbara Chaves reforçou o trabalho desenvolvido na consolidação do mercado interno e externo dos produtos locais, destacando a meloa, o mel, a carne de bovino, a carne de borrego, o queijo de ovelha, o morango e as várias produções biológicas em curso.
Relativamente ao vinho, a Presidente frisou que “hoje temos um vinho de qualidade, com potencial de crescimento e que muito nos orgulha enquanto marienses e enquanto autarca”.
Na ocasião, e citada em nota à imprensa, a autarca salientou a importância do sector da água, enquanto uma prioridade da autarquia, não só ao nível da agricultura, mas também ao nível da qualidade do seu abastecimento público, reforçando o trabalho dos funcionários deste sector que, todos os dias, dão o seu melhor para que as falhas de água sejam as menores possíveis.
“Apesar de o Governo Regional, através do IROA, não estar a cumprir a sua parte no protocolo que temos para a partilha de responsabilidades na área do abastecimento de água à lavoura, diz a autarca na mesma nota que a Câmara tem tido um investimento muito grande na substituição de tubagens de água, da responsabilidade do Governo, porque consideramos que esta é uma necessidade para a ilha”, explicou.
Na sua intervenção, Bárbara Chaves mencionou ainda o trabalho permanente e persistente em conjunto com a Associação Agrícola ao nível da participação em feiras, no apoio na realização das bienais agro-comerciais, na criação das Jornadas Agrícolas Marienses, desde 2022, e no apoio ao setor da vitivinicultura, sejam em estudos de base, na aquisição de equipamentos ou na divulgação do vinho, como é o exemplo a integração do Município de Vila do Porto na apresentação da Candidatura dos Açores a Cidade Europeia do Vinho 2026, resultado que se conhecerá no decorrer do mês de Maio.

Edit Template
Notícias Recentes
República estabelece contrato de 155,9 milhões que garante até 2052 cabos submarinos para ligarem o continente aos Açores
Relatório final da Estrutura para a Saúde Mental dos Açores aponta importantes avanços alcançados, mas deixa alertas para o futuro
Casamentos disparam 11% nos Açores atingindo os 782 nos primeirosnove meses do ano
Trinta novos soldados prestaram Juramento de Bandeira
Actividades de divulgação das Forças Armadas nos Açores para o presente ano lectivo começam por Santa Maria
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores