Na sequência do anúncio efectuado, no passado dia 30 de Abril, pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), em 2025, o concelho da Ribeira Grande volta a contar com a “Bandeira Azul” em cinco zonas balneares.
Deste modo, as zonas balneares de Calhetas, areal da Praia de Santa Bárbara, Poças da Ribeira Grande, Praia dos Moinhos (Porto Formoso) e Calhetas da Maia, voltarão a ostentar o galardão de excelência que atesta o cumprimento de critérios rigorosos de qualidade ambiental, segurança e acessibilidade. A Bandeira Azul tem um impacto significativo no turismo local, uma vez que funciona como um selo de qualidade que atrai visitantes em busca de praias limpas, seguras e bem estruturadas.
Durante a época balnear, que decorre, no Concelho da Ribeira Grande, entre 1 de Junho e 30 de Setembro, a segurança aos banhistas nas zonas balneares será novamente garantida por profissionais da Associação de Nadadores da Costa Norte, na sequência de concurso público internacional realizado no final de 2024.