Edit Template

Vencedores do Concurso Regional “i9.Açores” vão integrar missão de empreendedorismo a Barcelona

Os projectos classificados em primeiro lugar nas diferentes categorias do concurso i9.Açores – Academia Jovem de Ideias Inovadoras vão integrar uma missão de empreendedorismo a Barcelona, conforme anunciou a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro.
A quarta edição do i9.Açores, promovida através da Direcção Regional da Juventude, arrancou na Segunda-feira, na Praia da Vitória, e contou com a participação de mais de 70 jovens e 40 ideias de negócio oriundas de todas as ilhas da Região.
Depois de dois dias de apresentações de ideias, sessões de mentoria e avaliação por um júri composto por personalidades do sector empresarial e do empreendedorismo regional, foram distinguidos os projectos mais inovadores e impactantes em cada um dos níveis de ensino.
Na categoria do 2.º ciclo do ensino básico, o primeiro lugar foi atribuído ao projecto “Queijadinha Real”, da Escola Básica Integrada de Capelas. O segundo lugar coube ao projecto “Cera Flamejante”, da Escola Básica e Secundária de Velas, e o terceiro lugar foi conquistado pelo projecto “Qu’Endémicos”, da Escola Básica e Secundária do Nordeste.
No 3.º ciclo, o projecto “CaméliaEssencis”, da Escola Secundária Domingos Rebelo, obteve o primeiro lugar. Em segundo lugar ficou o projecto “Raízes da Terra”, da Escola Básica Integrada da Maia, enquanto o terceiro lugar foi entregue ao projecto “Doçura das Flores”, da Escola Básica e Secundária das Flores. Foram ainda atribuídas menções honrosas aos projectos “Cuidar e Servir”, da Casa do Povo de Água de Pau, e “Special Fashion”, da Escola Básica e Secundária da Calheta.
No ensino secundário, o projecto vencedor foi “Praia by Boat”, da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória. O segundo lugar foi atribuído ao projecto “Inclusive Canyoning”, da Escola Básica e Secundária das Flores, e o terceiro ao projecto “Muuuu no Pico”, da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico.
No ensino profissional, o primeiro lugar foi conquistado pelo projecto “Fertazor”, da EPROSEC – Escola Profissional do Sindicato de Escritório e Comércio da Região Autónoma dos Açores. Em segundo lugar ficou o projecto “Aperinaz & Vilnaz”, da Ponte Norte – Escola Profissional da Ribeira Grande. O terceiro lugar foi atribuído aos projetos “Sem Sombra”, da Escola de Formação Turística dos Açores, e “Doce Baía”, da Escola Profissional da Horta.
No ensino superior, o primeiro lugar foi atribuído ao projecto “Coletivo Vulca”, da Universidade do Minho.
Este ano, integram o júri do i9.Açores Eunice Melo, empresária; Avelino Ormonde, fundador da Biofontinhas; Joana Saavedra, cofundadora da Bambu bicycles; Duarte Pimentel, director executivo do TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira; e Ricardo Reis, publicitário, realizador e co-fundador da Hunt Global.
O Concurso i9.Açores é o culminar do trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo no âmbito da Academia Empreendedora, um programa que tem por objectivo a promoção de competências empreendedoras na população juvenil dos Açores, através de percursos formativos de educação não-formal, usando a metodologia learning-by-doing, percorrendo programas educativos adaptados a cada nível de ensino e faixas etária.

Edit Template
Notícias Recentes
Procissão de hoje do Senhor Santo Cristo “transfiguraa cidade”, afirma padre José Paulo Machado
Paulo do Nascimento Cabral entrega declaração das RUP ao Representante de Portugal junto da União Europeia
Cooperativa União Agrícola, CRL vence Prémio Crescimento Açores nos Prémios VALORFITO 2024
Vencedores do Concurso Regional “i9.Açores” vão integrar missão de empreendedorismo a Barcelona
Especialistas em cirurgia percutânea reúnem em São Miguel
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores