Os projectos classificados em primeiro lugar nas diferentes categorias do concurso i9.Açores – Academia Jovem de Ideias Inovadoras vão integrar uma missão de empreendedorismo a Barcelona, conforme anunciou a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro.
A quarta edição do i9.Açores, promovida através da Direcção Regional da Juventude, arrancou na Segunda-feira, na Praia da Vitória, e contou com a participação de mais de 70 jovens e 40 ideias de negócio oriundas de todas as ilhas da Região.
Depois de dois dias de apresentações de ideias, sessões de mentoria e avaliação por um júri composto por personalidades do sector empresarial e do empreendedorismo regional, foram distinguidos os projectos mais inovadores e impactantes em cada um dos níveis de ensino.
Na categoria do 2.º ciclo do ensino básico, o primeiro lugar foi atribuído ao projecto “Queijadinha Real”, da Escola Básica Integrada de Capelas. O segundo lugar coube ao projecto “Cera Flamejante”, da Escola Básica e Secundária de Velas, e o terceiro lugar foi conquistado pelo projecto “Qu’Endémicos”, da Escola Básica e Secundária do Nordeste.
No 3.º ciclo, o projecto “CaméliaEssencis”, da Escola Secundária Domingos Rebelo, obteve o primeiro lugar. Em segundo lugar ficou o projecto “Raízes da Terra”, da Escola Básica Integrada da Maia, enquanto o terceiro lugar foi entregue ao projecto “Doçura das Flores”, da Escola Básica e Secundária das Flores. Foram ainda atribuídas menções honrosas aos projectos “Cuidar e Servir”, da Casa do Povo de Água de Pau, e “Special Fashion”, da Escola Básica e Secundária da Calheta.
No ensino secundário, o projecto vencedor foi “Praia by Boat”, da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória. O segundo lugar foi atribuído ao projecto “Inclusive Canyoning”, da Escola Básica e Secundária das Flores, e o terceiro ao projecto “Muuuu no Pico”, da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico.
No ensino profissional, o primeiro lugar foi conquistado pelo projecto “Fertazor”, da EPROSEC – Escola Profissional do Sindicato de Escritório e Comércio da Região Autónoma dos Açores. Em segundo lugar ficou o projecto “Aperinaz & Vilnaz”, da Ponte Norte – Escola Profissional da Ribeira Grande. O terceiro lugar foi atribuído aos projetos “Sem Sombra”, da Escola de Formação Turística dos Açores, e “Doce Baía”, da Escola Profissional da Horta.
No ensino superior, o primeiro lugar foi atribuído ao projecto “Coletivo Vulca”, da Universidade do Minho.
Este ano, integram o júri do i9.Açores Eunice Melo, empresária; Avelino Ormonde, fundador da Biofontinhas; Joana Saavedra, cofundadora da Bambu bicycles; Duarte Pimentel, director executivo do TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira; e Ricardo Reis, publicitário, realizador e co-fundador da Hunt Global.
O Concurso i9.Açores é o culminar do trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo no âmbito da Academia Empreendedora, um programa que tem por objectivo a promoção de competências empreendedoras na população juvenil dos Açores, através de percursos formativos de educação não-formal, usando a metodologia learning-by-doing, percorrendo programas educativos adaptados a cada nível de ensino e faixas etária.