O Presidente da Câmara Municipal, Pedro Nascimento Cabral, reabriu a Alameda Duque de Bragança – Relvão, devolvendo este espaço à população, após uma intervenção que visou garantir todas as condições de segurança aos utilizadores desta zona verde de Ponta Delgada.
O responsável autárquico avançou que “esta foi uma intervenção importante e necessária, que exigiu a realização de um estudo amplo sobre o estado de saúde das árvores existentes neste espaço de contemplação e lazer. Um trabalho que foi feito em complemento com a Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e que, mais tarde, necessitou da contratação de uma empresa especializada. A Câmara Municipal promoveu as medidas necessárias para devolver o Relvão aos cidadãos com a garantia que estavam asseguradas todas as condições de segurança”.
“Desta acção, no total, tiveram de ser abatidas as árvores que constituíam um risco para a população, por se encontrarem, segundo os especialistas, ‘débeis’ e ‘decrépitas’. Aproveitado esta interrupção indispensável, realizamos também obras de requalificação e manutenção deste recinto, com a substituição de bancos e papeleira, trabalhos de reparação de iluminação e pintura, conferindo a este local as condições ideais para receber os jovens universitários, os praticantes de desporto, as nossas famílias e a população no geral para momentos de convívio e confraternização”, vincou.
Pedro Nascimento Cabral também anunciou que “em colaboração com a Junta de Freguesia de São Pedro, quisemos garantir que todos podem desfrutar deste maravilhoso espaço no concelho de Ponta Delgada, com a sua abertura diária para uma plena utilização em toda a sua dimensão. A reabertura do Relvão é apenas mais um importante passo para a autarquia de Ponta Delgada, que pretende através do conselho municipal do ambiente, que irá ser criando, aconselhar-se e saber de que forma pode aprimorar ainda mais este recinto ao serviço dos cidadãos, sem este perca a sua identidade”.
O Município de Ponta Delgada tem cerca de 57 hectares de áreas de jardins e espaços verdes, contando com mais de oito mil árvores plantadas em espaços públicos municipais.
Nos últimos três anos, adquiriu-se e plantou-se 4078 árvores, beneficiando diversas áreas verdes espalhadas por todo o concelho.