Realizou-se no passado dia 1 Agosto, a 31.ª edição do Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico, que se traduziu num evento etnográfico de alto nível cultural.
Uma vez mais o folclore, a identidade dos povos, esteve em máxima evidência, num abraço cultural entre os Açores, a Lituânia e a França.
Com o tema do Espírito Santo, o cenário foi composto por esta vivência religiosa tradicional em todas as Ilhas dos Açores. Neste caso o cenário representou a tradição relvense e micaelense.
Pelas 19h30 horas, houve a cerimónia de Entrega de Lembranças, no Centro Cívico e Cultural da Relva; às 20h00 horas, concentraram-se no mesmo local os grupos participantes; às 20h30 horas, deu-se lugar ao desfile Folclórico e Etnográfico pela Av. 5 de Agosto e Av. da Igreja; às 21h00 horas, a abertura oficial do XXXI Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico, no Jardim 5 de Agosto, tendo o momento mais esperado acontecido pelas 21h15 horas com o início das actuações do Grupo Folclórico de São José da Salga – Nordeste, Grupo Folclórico de São Miguel – Ponta Delgada, Grupo Cultural e Recreativo Domingos Rebelo – Ponta Delgada, Folk Group “CIUCIURUKS” – Lithuania, Grupo Folclórico da – Fajã de Baixo, Grupo d’ Art Popolaire, Berstett – Estrasburgo França, Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva.
Por volta das 24h00 horas, houve ainda lugar a um convívio no Salão Cultural e Recreativo de Nossa Senhora das Neves, onde estiveram presentes os grupos participantes, entre outros convidados.
A edição deste ano contou com a presença da Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Soares Carreiro; do Vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Sérgio Rezendes; do Presidente da Junta de Freguesia da Relva, Pedro Melo; do Presidente da Assembleia de Freguesia da Relva, Sr. José Costa Melo; da Directora Local do INATEL, Ivone Brasil; da Presidente do Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, Ione Rebelo; da Secretária da Junta de Freguesia da Relva, Ana Rita Massa; do Representante da Federação do Folclore Português, João de Medeiros; da secretária da Casa do Povo de Relva, Catarina Medeiros; do Responsável da Escola de Violas da Relva, Humberto Soares; e do representante do Grupo de Escoteiros 193 da Relva, Soraia Azevedo.
“O Grande Festival de Folclore da Relva viu assim confirmado o seu prestígio de ser o maior do género realizado na ilha de São Miguel e um dos maiores dos Açores, ficando demonstrado o porquê de ser tão bem-conceituado a nível nacional e internacional, fruto do empenho da sua organização (Junta de Freguesia da Relva e Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva), que já estão a estruturar a trigésima segunda edição do próximo ano”, lê-se em comunicado.