A Câmara Municipal da Lagoa, na pessoa do seu Presidente, Frederico Sousa e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada e Lagoa, representada pelo Presidente da Direcção, João Paulo Arruda Medeiros, assinaram um protocolo de cooperação financeira.
Na ocasião, Frederico Sousa destacou a intenção da autarquia, a partir de 2026, de transformar este contrato em plurianual, à semelhança do apoio já concedido às Juntas de Freguesia. Esta medida passará a constar do Plano e Orçamento do próximo ano e será pioneira nos Açores, prevendo-se ainda a possibilidade de alargar o modelo às IPSS, Bandas Filarmónicas e Paróquias.
De relembrar que já há acordo entre as partes para ser instalado um Posto Avançado de Bombeiros na Lagoa, com um reforço de meios adequados para servir mais rápido a população, de forma a assegurar um serviço cada vez mais célere e eficaz aos munícipes lagoenses.
No âmbito deste contrato-programa, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada e Lagoa recebeu um apoio financeiro de 65 mil euros, aprovado em reunião do executivo camarário de 11 de Setembro de 2025.
Este apoio financeiro permitirá reforçar os meios físicos e operacionais da instituição, essenciais para garantir respostas rápidas e eficazes às necessidades da população lagoense. Para além das emergências diárias, os Bombeiros desempenham um papel activo nas iniciativas anuais desenvolvidas em parceria com a Câmara Municipal, sobretudo na área da saúde e do apoio directo à comunidade.