A Câmara Municipal de Lagoa vai assinalar o mês dedicado à prevenção do cancro da mama – Outubro, com um conjunto de actividades de sensibilização e de partilha, que decorrerão entre os dias 16 e 18 de Outubro, envolvendo a comunidade, instituições locais e funcionários municipais.
Uma das iniciativas a realizar será a criação do laço humano, para o qual foi lançado um convite aos Centros de Tempos Livres (CTLS); às avós do projecto “A Avó Veio Trabalhar” e aos Centros de Dia de Idosos do concelho, para participarem, utilizando uma peça de roupa ou acessório de cor rosa — símbolo universal da luta contra o cancro da mama.
Neste mesmo dia, as crianças dos Centro de Actividades de Tempos Livres terão a oportunidade de ouvir a história “Os Superpoderes da Júlia”, um áudiolivro infantil da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que narra a história de uma menina alegre e corajosa e do seu pai lutador, que enfrentam o cancro com amor e esperança.
Na Sexta-feira, dia 17 de Outubro, será instalado na recepção da Câmara Municipal da Lagoa um Mural de Mensagens Positivas, onde cada munícipe poderá deixar uma palavra de incentivo, reflexão ou testemunho sobre a importância da prevenção. Os funcionários do edifício municipal irão também unir-se nesta causa, formando um laço humano, demonstrando o apoio colectivo à luta contra o cancro da mama.
As iniciativas culminam no Sábado, dia 18 de Outubro, com um programa conjunto que alia saúde, movimento e partilha de experiências, numa parceria entre a Câmara Municipal de Lagoa e o Hospital CUF Açores.
Nesse contexto, a partir das 10h00, irá decorrer uma Caminhada Solidária, com início na Avenida Vulcanológica e fim no hospital CUF Açores, sendo que, pelas 10h40, no auditório desse estabelecimento hospitalar será dado um lanche saudável, seguido de várias palestras, dedicadas ao tema “Cuidar de si: prevenção, testemunhos e meditação”.
A partir das 11h10, a Enfermeira Érica Sousa, do Hospital de Dia de Oncologia da CUF Açores, irá abordar o tema “Prevenção do Cancro da Mama e Autoexame”, seguindo-se dos testemunhos de Filomena Gouveia e de Sandra Borges.
Finalmente, pelas 12h00, decorrerá a palestra denominada “Energia Positiva: Autocuidado e a Meditação”, proferida pela enf. Ana Mécia, do Centro de Terapias Naturais dos Açores.
Com esta iniciativa, a Câmara Municipal da Lagoa reforça o compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar, sensibilizando a população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama, numa mensagem de união, esperança e solidariedade.