A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro está a promover, até 28 de Fevereiro de 2026, a exposição de fotografia “Latitudes da semelhança” de Isabel Nolasco, patente no espaço Cultura & História.
A exposição reúne um conjunto de fotografias a preto e branco captadas por Isabel Nolasco durante uma viagem de 40 dias ao Médio Oriente, em Agosto de 2019, mais precisamente a Omã e ao Irão.
Isabel Nolásco, “há vários anos tem vindo a desenvolver a sua actividade em distintas latitudes como uma missão humanista, na homenagem das semelhanças que nos distinguem. Neste trabalho destaca a fotografia documental e street photography que são os géneros que mais a apaixonam”, lê-se em nota divulgada.
Em “Latitudes da Semelhança”, como refere José Pinto Bandeira, “Isabel Nolasco, através das suas lentes da sua sensibilidade, fotografa sem preconceitos. Capta o momento sem legendas próprias, dá-nos a oportunidade de pensar. O que ela pensou ficou com ela. Deixa que cada um imagine o que quiser. Dá-nos o tempo que tanta falta nos faz”.
Como a autora destaca “independentemente das características, credos e culturas de cada povo, a humanidade só enriquece pela soma e respeito entre todos, pelo melhor que cada um tem, nunca pela imposição de qualquer suposta supremacia militar, cultural ou economicamente fundadas no preconceito e na falsa globalização”.
