Edit Template

Exposição “Réplicas da Memória” vai percorrer várias freguesias do concelho

A partir de Janeiro e no âmbito do programa “PDL Freguesias”, a Câmara Municipal de Ponta Delgada vai levar a exposição “Réplicas de Memória” a seis freguesias do concelho.
Esta mostra do artista Ricardo Moreira reúne um conjunto de 43 peças de artesanato que se caracterizam como réplicas à escala de edifícios, estruturas históricas, costumes e tradições do povo açoriano. Entre elas está, por exemplo, o Convento da Esperança, o Fontenário das Sete Cidades e a Fabrica de Chá Gorreana.
Tal como é possível ler na sinopse, Ricardo Moreira explica que “a arte da reprodução de réplicas tão fiéis à sua real inspiração surge na sequência de uma tentativa singela, mas tão exaustiva de criar peças que transportem, de imediato, quem as contempla para a história e a significância do edifício ou estrutura representada”.
Na construção destas peças únicas, o artista utilizou várias técnicas e diversos materiais típicos e endógenos da Região como é o caso da pedra de basalto, a criptoméria, a folha de milho, entre outros.
Ricardo Moreira elucida para o facto de “o hábil manuseio empregue nas técnicas engenhosamente desenvolvidas ao longo dos tempos permitiram-me abraçar e encarar cada novo projecto com inocência, como se do primeiro se tratasse, onde cada pormenor retrata, tão fiel quanto possível, a sua própria representação”.
Neste sentido, a exposição vai ficar dois meses em cada local seguindo a seguinte ordem: de 10 Janeiro a 7 Março em Santo António; de 18 Março a 9 Maio nos Fenais da Luz; de 21 Maio a 17 Julho no Livramento; de 30 Julho a 26 Setembro em Santa Clara; de 30 Julho a 26 Setembro nas Capelas e de 4 Outubro a 4 Dezembro em São Pedro. Ricardo Viveiros Moreira nasceu em 1973 e é natural da Fajã de Cima, Ponta Delgada. Enquanto artesão dedica-se a este tipo de trabalho desde 2015, já tendo reunido vários prémios em concurso de presépios.

Edit Template
Notícias Recentes
Cristina Clara vai actuar no Teatro Micaelense: “Conheço a música açoriana e guardo surpresa para o dia do concerto”
Ribeiragrandenses reúnem-se nos EUA
Emigrantes dos EUA angariam 19 mil dólares para a Lira do Rosário da Lagoa
“Diálogos Lusitanos” é o novo livrode Onésimo Almeida
Azores Airlines com dois voos semanais P. Delgada-Montreal no Inverno
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores