Edit Template

Novo avião da SATA “Pure” começa hoje operação comercial

O Airbus A320neo CS-TSK da Azores Airlines deverá iniciar hoje os voos comerciais, segundo notícia do Kiosque de Aviação.
De acordo com o planeamento a aeronave deverá operar os voos:
S4121 – Lisboa – Ponta Delgada
S4124 – Ponta Delgada – Lisboa
S4127 – Lisboa – Ponta Delgada
S4128 – Ponta Delgada – Lisboa
De recordar que a Azores Airlines recebeu no dia 7 de Novembro de 2023 esta aeronave.
Recentemente foi anunciado que a Azores Airlines vai ter três novos aviões ao serviço até 2025 e a substituição da frota regional da SATA Air Azores encontra-se em fase de análise e de estudo.
“Na Azores Airlines, nós temos um A320neo que está em fase final de certificação. Vamos receber, no primeiro trimestre, um outro A320neo e, para o ano [2025], receberemos um A321XLR. E ficamos com a frota revista na parte da Azores Airlines”, disse Teresa Gonçalves, Presidente da SATA.
O segundo A320neo para a SATA Azores Airlines já surgiu completamente montado e pintado nas instalações da Airbus em Toulouse.
O futuro CS-TSM, batizado de “Natural”, a mesma livery do actual CS-TKQ, vai brevemente iniciar os testes de solo e voo antes de ser entregue à companhia.
A aeronave, com o número de série 11889, irá realizar os voos de teste com a matrícula F-WWTU.
De referir que todos os 3 modelos A320neo da companhia vão entrar faseadamente em processo de phase-out, para ser iniciado o processo de phase-in dos dois A320neo.
Os novos A320neo irão servir as rotas para o Pico e Faial e operar rotas de longo curso como é o caso de Montreal, Bermudas e possivelmente Boston, pontualmente.
No dia 20 de Setembro de 2023, durante um dos voos de teste o A321XLR, com a matrícula F-WWAB, voou entre Madrid e Ponta Delgada, tendo antes efectuado uma aproximação ao Aeroporto de Santa Maria, também nos Açores, revela ainda o Kiosque de Aviação.
A aeronave realizou uma escala durante cerca de três horas no Aeroporto João Paulo II em Ponta Delgada, para que um grupo de trabalho da SATA pudesse visitar a aeronave.
O A321XLR terá um alcance máximo previsto para cerca de 4.000 milhas náuticas (7.400 km).
Quando o processo de phase-out dos A320ceo estiver concluída, a companhia ficará com uma frota composta por 8 modelos da família A320neo: 2 A320neo, 2 A321neo (CS-TSG, CS-TSF), 3 A321LR (CS-TSI, CS-TSH, CS-TSJ) e 1 A321XLR (CS-TS?)
Em relação à companhia SATA Air Açores, a responsável adiantou que a empresa está “a fazer agora o estudo de substituição da frota, começando pelos [aviões Dash] Q200”.
As aeronaves mais antigas na companhia são os dois Dash Q200, o CS-TRB ‘Graciosa’ (com o número de série 476) e o CS-TRC ‘Faial’ (com o número de série 480).
Recorde-se que há poucos dias a Presidente da SATA explicou que A SATA Internacional vai ter três novos aviões ao serviço até 2025 e a substituição da frota regional da SATA Air Azores encontra-se “em fase de análise e de estudo”.
“Na Azores Airlines, nós temos um A320 Neo que está em fase final de certificação. Vamos receber, no primeiro trimestre, um outro A320 NEO e, para o ano [2025], receberemos um A321 XLR. E ficamos com a frota revista na parte da SATA Internacional”, disse Teresa Gonçalves.
Em relação à companhia SATA Air Azores, a responsável adiantou que a empresa está “a fazer agora o estudo de substituição da frota, começando pelos [aviões Dash] Q200”.
“Mas, ainda estamos na fase de análise e de estudo”, disse a Presidente do Conselho de Administração do Grupo SATA aos jornalistas,
Segundo Teresa Gonçalves, ao nível da descarbonização, o grupo SATA está a tomar “várias medidas”, sendo uma delas a renovação da frota por uma “mais eficiente, com motores mais verdes” e a utilização de combustível sustentável. Ainda segundo a responsável, a sustentabilidade, aos vários níveis, “é fundamental” para a empresa.
“Nós falamos muito na parte ambiental, que é crítica e não digo que não, e é fundamental, mas depois temos toda a parte social, que eu referi, e que é uma preocupação da SATA ter os nossos trabalhadores a sentirem-se bem a trabalhar na empresa”, justificou.

Edit Template
Notícias Recentes
Bensaúde compra Hotel Caloura
PIB dos Açores cresceu mais do que o nacional
Está já em vigor um passe para visitar as nove ilhas por avião e barco com subsídio do governo
Sónia Nicolau avança com lista de independentes à Câmara de Ponta Delgada
Tribunal de Contas alerta que é preciso reforçar meios de socorro em P. Delgada e R. Grande
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores