O Comando Regional da Polícia da Segurança Pública (PSP) dos Açores, através das Divisões Policiais, no período de 11 a 22 de março, promove a Operação Viagem de Finalistas, tendo por base a realização de acções de sensibilização, junto das escolas do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, com o objectivo principal de prevenir os perigos associados ao consumo de substâncias psicoactivas nas viagens de finalistas.
Dezenas de turmas fazem
viagem de finalistas
Por norma, nas férias escolares entre o segundo e o terceiro período lectivos (férias da Páscoa), este ano calendarizadas entre 25 de março a 5 de abril, dezenas de turmas de alunos do último ano do 3º ciclo e do último ano do ensino secundário, de todo o país, realizam viagens de finalistas celebrando o fim desse ciclo escolar.
PSP quer evitar incidentes
As viagens de finalistas podem ocorrer em território nacional ou existir deslocação para outros países, sendo Espanha o destino preferencial.
Atendendo ao registo de alguns incidentes associados a este tipo de celebrações, normalmente conotados com o consumo excessivo de álcool e produtos estupefacientes, a PSP irá promover o reforço das acções de sensibilização visando a prevenção dos comportamentos aditivos e de risco relacionados com as viagens de finalistas.
Ferramentas preventivas
Considerando os objetivos do Programa Escola Segura, as acções de sensibilização são uma das ferramentas preventivas a considerar, contribuindo assim para um maior e melhor conhecimento dos jovens nestas idades sobre os riscos associados ao consumo de substâncias psicoactivas nas viagens de finalistas.