Edit Template

Bispo D. Armando presidirá às cerimónias da Semana Santa e Vigília Pascal

A Semana Santa que começa no próximo Domingo de Ramos, com a celebração da Missa da Paixão do Senhor, será presidida pelo Bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues e a sé de Angra transforma-se assim na catedral diocesana, onde se esperam “muitos fiéis”.
“Queremos realçar o sentido desta Semana tão importante para os católicos e congregar os fié-is que queiram participar nas nossas celebrações” referiu ao Sítio Igreja Açores o pároco da Sé, padre Hélder Miranda Alexandre.
“Começamos já no Domingos de Ramos, com uma procissão a partir da Praça Velha até à Sé, a onde celebraremos a Missa da Paixão do Senhor; teremos depois a Missa Crismal no dia 26, às 11h00, com mais de 40 padres e depois o tríduo pascal” que terá transmissão na Antena 1 e na RTP Açores e na VITEC Azores, nomeadamente as celebrações da Paixão, na Sexta-feira Santa e a Vigília Pascal, no sábado, às 15h00 e 21h00, respetivamente.
Durante o Tríduo Pascal, que começa com a Missa da Ceia do Senhor, Quinta-feira Santa, às 20h00, seguida de oração comunitária, haverá Ofício de Leitura e Laudes na Sexta-feira Santa, com Via-sacra e a Procissão do Senhor Morto.
A missa de Páscoa será às 11h00, no Domingo, e terá um baptismo. Também esta celebração será transmitida pelos meios de comunicação social.
Na missa vespertina de Quinta-feira Santa haverá o rito do lava-pés, envolvendo os jovens que celebrarão o sacramento do Crisma.
“O senhor Bispo irá lavar os pés a jovens que se preparam para o sacramento do Crisma na paróquia e outras crianças da catequese dando continuidade ao que tem sido a JMJ, procurando fazer uma ligação aqueles que são os desafios a pensar na pastoral juvenil da Igreja dos Açores”, disse ainda o padre Hélder Miranda Alexandre.
É a primeira vez que o sacerdote organiza a Semana Santa na Sé como pároco e este momento representa também o regresso do sacerdote ao “terreno” já que esteve durante uma década como reitor do Seminário de Angra.
“É uma enorme responsabilidade mas também uma grande alegria por regressar ao terreno; temos muita gente a trabalhar , já preparámos um lausperene em jeito de pórtico para esta semana maior e ,por isso estamos todos entusiasmados para fazer o melhor: acolher todos e a trabalhar para que nada falte”, disse ainda.
Durante estas celebrações irá ser utilizado um novo evangeliário. Trata-se de uma “peça única e original”, desenhada e concebida pelos monges de Singeverga.
“O tema é o lema episcopal de D. Armando Esteves Domingues `eis a tua mãe´, do Evangelho de São João, e na frente tem uma imagem de Maria junto à Cruz e, na parte de trás, a árvore da vida. Por dentro, uns fios de ouro para simbolizar a intervenção divina. É uma peça muito bonita para ser lida e contemplada”, refere ainda o sacerdote.
Os momentos centrais da Semana Santa começam na Quinta-feira, dia em que se celebram a Missa Crismal e a Missa da Ceia do Senhor.
A manhã é preenchida pela Missa Crismal, que reúne em torno do bispo o clero da Diocese, na qual são abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o santo óleo do crisma.
Na Quinta-feira, com a Missa vespertina da Ceia do Senhor tem início o Tríduo Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor: é comemorada a instituição dos Sacramentos da Eucaristia e da Ordem e o mandamento do Amor (o gesto do lava-pés). No final da Missa, o Santíssimo Sacramento é trasladado para um outro local, desnudando-se então os altares.
Na Sexta-feira Santa não se celebra a Missa, tendo lugar a celebração da morte do Senhor, com a adoração da cruz; o silêncio, o jejum e a oração marcam este dia.
O Sábado Santo é dia alitúrgico: a Igreja debruça-se, no silêncio e na meditação, sobre o sepulcro do Senhor e a única celebração primitiva parece ter sido o jejum.
A Vigília Pascal é a “mãe de todas as celebrações” da Igreja, evocando a Ressurreição de Cristo. No Domingo, será a Missa da Ressurreição do Senhor.
O Bispo de Angra presidirá a todas estas celebrações na catedral açoriana.

Edit Template
Notícias Recentes
Câmara Municipal de Ponta Delgada arranca com repavimentação da Avenida 6 de Janeiro na freguesia da Covoada
Escola Secundária da Ribeira Grande distingue melhores alunos
Mais de uma centena de cursos previstos para 2025 no campo da formação agrícola
Parlamento aprova anteproposta para isenção do pagamento de direitos de partituras
Este ano vamos ter 200 escalas de navios cruzeiros
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores