A Câmara Municipal da Ribeira Grande estabeleceu uma parceria com a Casa do Povo do Porto Formoso para apoiar um projecto de distribuição gratuita de kits e de troca de seringas. O programa é dinamizado através de uma equipa de rua, que faz a distribuição dos kits com prevalência na zona oriental do concelho, abrangendo cerca de 60 indivíduos mensalmente,
O Presidente da Câmara Municipal, Alexandre Gaudêncio, acompanhado pela vereadora Cátia Sousa, visitaram ontem a sede do projecto.
“Este projecto vem dar sequência às preocupações levantadas no plano municipal de combate às dependência, porque dá resposta a uma necessidade de haver equipas de rua que sinalizam toxicodependentes, havendo depois um trabalho de concertação na prevenção de riscos”. afirmou Gaudêncio.
O objectivo do programa é redução de riscos e minimização de danos, através da educação para a saúde e aconselhamento, troca de seringas, kits com material esterilizado e recolha de material de consumo da via pública.
Numa segunda fase é pretendido que utilizadores de drogas acedam a programas de tratamento da dependência, a programas de redução de riscos e minimização de danos, numa estratégia que facilita a adopção de comportamentos preventivos, em parceria com as instituições que também estão no terreno, nomeadamente as equipas de rua da Associação Novo Dia.