Edit Template

Chega afirma que formação profissional é “fundamental para o desenvolvimento dos Açores”

“A formação profissional é fundamental para o desenvolvimento dos Açores e pode ser uma mais-valia em termos de oportunidades de carreira, principalmente para os jovens que não estudam nem trabalham”, disse o deputado José Pacheco, à saída de uma reunião com a Direcção do Centro de Qualificação dos Açores, nas Capelas, onde visitou as salas de formação que recebem cerca de 300 formandos – em cursos de dupla certificação, de qualificação profissional e da Rede Valorizar.
Para o líder do Chega, o Centro de Qualificação dos Açores, que sempre foi uma escola de referência – e continua a ser – pode fazer a diferença, já que tem apostado em oferecer cursos que o mercado precisa e pede.
“A formação profissional ou é levada a sério, ou os Açores vão ter um problema grave, com a falta de mão-de-obra”, reforçou o deputado José Pacheco que salientou que há novas oportunidades de formação, que podem ser o trampolim para o desenvolvimento dos Açores.
Até porque, destacou o parlamentar, “não se podem obrigar os jovens a estar até aos 18 anos no ensino regular, onde estão sem fazer nada e a desestabilizar os que realmente querem aprender. Temos de lhes dar oportunidades de formação profissional. Defendemos que não é só colocar estes jovens no mercado de trabalho, eles podem muito bem tirar uma qualificação profissional e serem inseridos no mercado de trabalho”, ficando com uma oportunidade de carreira e dinamizando a Região.
“É que, a falta de mão-de-obra que já se começa a sentir na Região, está a originar fenómenos de imigração, mas que vem sem qualquer tipo de qualificação, quando o Centro de Qualificação dos Açores dá qualificação a quem já cá está”, acrescenta José Pacheco, ressalvando que também os empresários têm de perceber “que estas pessoas, com qualificação, têm de ser valorizadas. Não se pode sustentar a economia dos Açores baseada em imigração sem qualificação, onde as pessoas são tratadas abaixo da dignidade”.

Edit Template
Notícias Recentes
Cristina Canto Tavares anuncia apoios “em mais do triplo” a IPSS em Ponta Delgada
Paulo Estêvão saúda alterações à Lei Eleitoral da Região com vista a maior paridade de género nas listas
Governo destaca a importância estratégica do Institutoda Vinha e do Vinho dos Açores
EDA e UAc promovem conferência “Desafios do sector eléctrico na economia dos Açores”
No primeiro trimestre de 2025 foram constituídas 214 empresas nos Açores e dissolvidas 39
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores