A Assembleia Legislativa da Região Autônoma dos Açores e o Governo Regional dos Açores comemoram o “Dia da Região Autônoma dos Açores”, quando serão outorgadas as Insígnias Açorianas. A cerimônia terá lugar na segunda-feira do Espírito Santo, a 20 de maio, na cidade da Horta, na Ilha do Faial, um dia após ao domingo de Pentecostes, a principal festividade do povo açoriano da Ilhas e nas comunidades da diáspora.
As Insígnias Açorianas, visam distinguir “os cidadãos e as pessoas coletivas que se notabilizarem por méritos pessoais ou institucionais, atos, feitos cívicos ou por serviços prestados à Região”. São quatro Insígnias Honoríficas: a Autonómica de Reconhecimento, a Autonómica de Valor, a Autonómica de Mérito e a Autonómica de Dedicação.
Recebo com grande alegria a notícia que o Grupo ND de Comunicação foi agraciado com a Insígnia Autonómica de Reconhecimento a ser recebida por Marcello Corrêa Petrelli, presidente executivo, idealizador do ousado e monumental projeto “Viva Açores, Conhecer é Viver!” para comemorar 275 anos da presença açoriana no Sul do Brasil, contar a fascinante história e o grandioso e inconfundível legado, cujos traços sobrevivem nos cenários e no viver da nossa gente, Tudo que pudesse ser oferecido em todas as plataformas do Grupo ND foi executado em onze meses para que os catarinenses na margem de “Cá” e os açorianos na margem de “Lá” conhecessem a história e o que ainda é presente, depois de tantas gerações.
Um projeto multiplataforma, inédito, de excepcional envergadura, promoveu o diálogo plural e multicultural com a sociedade que reside nas duas margens do Atlântico e sobre o qual ergueu-se uma ponte de mão dupla, deixando passar conhecimentos, emanar sabedoria, emergir afetos e pensar um futuro de interculturalidades, de aproximar e fortalecer laços matriciais seculares.
Marcello Petrelli criou, inovou, movimentou e engajou pessoas, instituições e os principais comunicadores, colunistas e comentadores como elos de uma grande corrente entrelaçados no mesmo propósito: “conhecer é viver”. Todos com dedicação sem limites e muita garra conquistaram o merecido reconhecimento por sua maior relevância, em paráfrase às palavras emocionadas do Presidente Petrelli.
Ao concederem a sua maior comenda – a “Insígnia Autonómica do Reconhecimento” ao Grupo ND de Comunicação, o Governo Regional dos Açores e a ALRAA certificam a magnitude do projeto “Viva Açores, Conhecer é Viver!
Que privilégio fazer parte desta história e poder abraçá-los fortemente por esta admirável e merecidahonraria que dignifica e orgulha Santa Catarina.
Meus Parabéns!
Obrigada, Açores!
Lélia Pereira Nunes*
*Escritora/Curadora do Projeto Viva Açores, Conhecer é Viver