Edit Template

Santo Cristo: alterações positivas não causam “ruído”

O reitor do Santuário de Nossa Senhora da Esperança, onde se venera a secular imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, disse que “qualquer alteração, por mais justificável que seja, causa ruído”, referindo-se ao formato das festas que existia antes da pandemia e que pretende manter. Estamos perante uma opção e uma decisão muito respeitáveis.
No entanto, com toda a consideração devida ao reitor Manuel Carlos Alves, cónego e intelectual, a sua afirmação, tomando-a num sentido mais lato, merece da minha parte uma ligeira e respeitosa observação.
As mudanças não causam “ruído” se forem para melhorar as situações existentes e para recuperar valores de algum modo desvirtuados. Há que acabar com interferências políticas e outras nas festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, há que acabar com protagonismos sociais e pessoais, há que acabar com vaidades diversas e há que elevar o sentido religioso sobre o profano e os negócios que giram à volta deste culto secular.
O reitor Manuel Carlos Alves tem muito para fazer, promover e corrigir, sem receios nem tibiezas, com o objetivo de purificar o culto que lhe compete defender.
A sua função não é dizer “amém” a tudo, para não levantar “ondas”. Pelo contrário, deve fazer valer a sua autoridade de reitor, contrariar vícios de anos, opor-se a condicionalismos ilegítimos e impedir que interesses particulares se aproveitem do culto ao Senhor Santo Cristo.
A função que assumiu é difícil, com certeza que sim, mas tem que a cumprir na fidelidade e na pureza a uma tradição religiosa de séculos, como é obviamente o seu propósito, mas para tal tem que “cortar a direito” sempre que tal se justifique.
“A Igreja é para todos” e, por isso, “todos são convidados a participar na festa, todos são chamados a prestar a sua homenagem ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, porque importa que todos caminhemos juntos e com empenho na construção de um mundo melhor”, afirmou também o cónego Manuel Carlos Alves em conferência de imprensa, para apresentar o programa das festividades que decorrerão em Maio próximo.
Partindo de tão sábias e oportunas palavras, eu gostaria de realçar, no mesmo sentido, que o culto ao Senhor Santo Cristo dos Milagres não é deste ou daquele, é um património de todos, crentes e até não crentes, mas que o respeitam e acarinham.
A feliz expressão do Papa Francisco “todos, todos e todos” aplica-se também e muito bem ao culto ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, no preciso sentido de todos acolher, todos respeitar e todos envolver num ambiente de fraterna amizade, como, de resto, é tão característico do povo das ilhas açorianas.

Edit Template
Notícias Recentes
50 anos do 25 de Abril assinalados em Ponta Delgada
Smartwings liga Praga a Ponta Delgada a partir de amanhã
Greve na Atlânticoline foi cancelada
Matuê e Xutos & Pontapés confirmados no último dia do MEO Monte Verde 2024
Detido indivíduo de homem fortemente indiciado da prática de crime de roubo em Ponta Delgada
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores