Artigos

Reaberto trilho da Ribeira do Faial da Terra

trilho da ribeira - faial da terraDepois de mais de um ano encerrado, o Trilho da Ribeira do Faial da Terra já foi reaberto aos pedestrianistas, revelou ontem a autarquia da Povoação.

O trajecto sofreu várias intervenções, entre as quais a destruição das pontes que se encontravam ao longo do percurso, que estavam em “avançado estado de degradação” e apresentavam falta de segurança. Foram procuradas alternativas “mais viáveis para servir os pedestrianistas”. 

O Trilho da Ribeira do Faial da Terra está homologado desde 2005, possui uma extensão de seis quilómetros e atravessa parte do território geográfico das freguesias de Água Retorta e do Faial da Terra. Complementa o trilho do Sanguinho e, por inerência, o do Salto do Prego e Ribeiras. É um percurso de fácil acesso de terra batida, vários degraus e algumas passagens hidráulicas, o que lhe confere uma beleza ímpar. 

Culturalmente, este trilho está ligado aos primórdios do povoamento. Segundo explica a autarquia, “no tempo em que não existiam meios de transporte esta era uma das poucas vias de ‘comunicação pedestre’ entre as duas localidades. Por outro lado, os agricultores dessas actuais freguesias faziam, naquele tempo, o percurso todos os dias, muito antes de o sol nascer, com vista ao cultivo das suas terras como forma de sustento e ganha-pão para as respectivas famílias”.

O trabalho foi realizado pela equipa de trilhos da Câmara Municipal da Povoação, responsável pela manutenção dos trilhos já existentes e em criação no concelho povoacense.

Mais Lidas nos últimos 3 dias