Artigos

Vasco Cordeiro reúne com Rui Machete para analisar Base das Lajes

  • Imprimir

BASE das LAJESO Presidente do Governo dos Açores vai reunir-se com o novo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, segunda-feira, em Lisboa, para, entre outros assuntos, fazer um ponto de situação sobre o processo da redução da presença militar norte-americana na Base das Lajes.
A 25 de julho, dia seguinte à tomada de posse dos novos membros do Governo da República, Vasco Cordeiro solicitou um encontro com Rui Machete a fim de fazer um ponto de situação e proceder a uma análise conjunta à questão da Base das Lajes, matéria de “grande importância para a Região Autónoma dos Açores e para a Ilha Terceira, em particular”.
Recorde-se que, recentemente, o Presidente do Governo dos Açores considerou muito positiva a decisão da Câmara dos Representantes que prevê que os Estados Unidos fiquem impedidos de utilizar, em 2014, o Orçamento do Departamento da Defesa para diminuição da sua presença na Base das Lajes, mas alertou que esta iniciativa legislativa ainda necessita de ser aprovada no Senado.
“O Governo dos Açores considera como muito positivo este passo que foi dado neste processo da Base das Lajes, mas que deve ser encarado com prudência e com cautela”, afirmou Vasco Cordeiro, na ocasião.
O encontro de Vasco Cordeiro com Rui Machete está agendado para as 14:30 horas dos Açores de segunda-feira, no Palácio das Necessidades, em Lisboa.