31 empresas açorianas conquistam estatuto de PME Excelência 2018

pme 2018Entre as 2 378 empresas que conquistaram o estatuto de PME Excelência 2018, 31 são da Região Autónoma dos Açores. 

Em conjunto, estas 31 empresas são responsáveis por 880 postos de trabalho e por um volume de negócios superior a 86 milhões de euros, o que representou um crescimento médio de 21,2% em relação ao ano anterior, ficando no top 5 em termos de taxa crescimento no volume de negócios.

A maioria das PME excelência açorianas que se destacaram pelos melhores desempenhos económico-financeiros e de gestão, desenvolvem a sua actividade nos sectores do Comércio (41,9%)e do Turismo (32,3%).

Com um activo líquido global de aproximadamente 80 milhões de euros (80 249 605 euros), as PME Excelência 2018 dos Açores apresentaram uma autonomia financeira média de 56,4% e níveis de rendibilidade dos capitais próprios de 27,8%. 

Esta iniciativa do IAPMEI foi criada com o objectivo de premiar as PME nacionais, que se evidenciam pela qualidade dos seus desempenhos económico-financeiros e se mostram capazes de atingir altos padrões competitivos. 

De acordo com Nuno Mangas, Presidente do IAPMEI, “as PME Excelência são empresas financeiramente robustas, que apresentam um elevado padrão competitivo, assente em estratégias de inovação e internacionalização, desempenhando um papel de grande relevância ao nível do emprego e do desenvolvimento local e regional. Para o IAPMEI e para o País, é um orgulho verificar o crescimento e notoriedade que este Estatuto tem vindo a conquistar entre as empresas portuguesas.”