Clube de História assinala o 43º aniversário das primeiras eleições da Assembleia Regional

José Andrade novaO 43º aniversário das primeiras eleições da Assembleia Regional será assinalado, no próximo dia 27 de Junho, com a “Arqueologia e Afirmação da Autonomia dos Açores”, proferida por José Andrade. 

O encontro, marcado para as 18 horas, no auditório Filipe Cordeiro, em Ponta Delgada, realiza-se no âmbito do Ciclo de Conferências do Clube de História da Fundação Sousa d’Oliveira.

Na sua intervenção, José Andrade, citado em comunicado, refere que “pretende evocar figuras e factos do processo autonómico, através de sucessivos tópicos históricos, desde a autonomia administrativa dos distritos autónomos das ilhas adjacentes até à autonomia política da Região Autónoma dos Açores”.

O orador salienta ainda que “na ‘Arqueologia da Autonomia’, com utilização desta metáfora em homenagem ao arqueólogo Sousa d’Oliveira, recordam-se os primeiros movimentos autonómicos associados ao Decreto de 2 de Março de 1895 e ao Decreto de 16 de Fevereiro de 1928, destacando autonomistas históricos como Aristides Moreira da Mota, Gil Mont’Alverne de Sequeira, Caetano de Andrade Albuquerque, José Maria Raposo de Amaral, Luís Bettencourt de Medeiros e Câmara ou José Bruno Carreiro”.

Na conferência, José Andrade irá destacar “acontecimentos políticos de importância decisiva como a revolução de 25 de Abril de 1974, a eleição da Assembleia Constituinte, a manifestação de 6 de Junho de 1975, a criação da Junta Governativa dos Açores, a Autonomia na Constituição de 1976 e a primeira das onze eleições legislativas regionais, de que resultaram os governos sucessivamente liderados por João Bosco Mota Amaral, Carlos César e Vasco Cordeiro ao longo das últimas quatro décadas”.

José Andrade, nasceu em 1966, na cidade de Ponta Delgada. É licenciado em Ciências Sociais, na especialidade de Ciência Política, e integra o quadro de pessoal da RTP/Açores. Actualmente, exerce as funções de chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada e é presidente da Comissão Municipal de Toponímia, Distinções Honoríficas e Património Cultural.