Plano de Recuperação Económica é tema de videoconferência nos 185 anos da CCIPD

camara-do-comercio

A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada/Associação Empresarial das Ilhas de S. Miguel e Santa Maria comemora no próximo dia 25 de Novembro o seu 185º aniversário, data que evoca a aprovação dos estatutos da então Associação Comercial de Ponta Delgada, pelo Ministro Visconde Sá da Bandeira no ano de 1835. 

A comemoração da data será feita  através de uma videoconferência, tendo em consideração a actual pandemia e os condicionalismos que impõe, subordinada ao tema “Plano de Recuperação Económica – Oportunidades e Desafios para os Açores”.

A videoconferência tem como principal objectivo “reflectir e debater sobre um instrumento estratégico, que será decisivo para o futuro dos Açores, importando que o mesmo seja implementado de forma a poder ajudar a recuperar o tecido empresarial e a economia regional, muito debilitados com a actual pandemia e também lançar as bases de uma economia mais sustentável, sem esquecer a componente social”, destaca a associação empresarial em comunicado.

A iniciativa conta, na sessão de abertura, com intervenções do presidente da direcção da CCIPD, Mário Fortuna, e do presidente do Governo dos Açores indigitado, José Manuel Bolieiro.

Das intervenções desta videoconferência destaca-se a de António Costa Silva, responsável pela elaboração do documento denominado de “Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020/2030”. 

São também de assinalar as intervenções de representantes de parceiros sociais e de outras entidades, que darão as suas perspectivas sobre o Plano de Recuperação Regional – Jorge Rita (Federação Agrícola dos Açores); Francisco Pimentel (UGTA); Flávio Tiago (Ordem dos Economistas – Açores) e Carlos Morais (Associação Turismo dos Açores). A moderação dos trabalhos será feita pelo jornalista Paulo Simões.