Governo Regional poderá declarar cerca sanitária em Rabo de Peixe

rabo de peixe vista

As autoridades de Saúde estão preocupadas com a evolução rápida de casos positivos em Rabo de Peixe, sendo provável que o Governo Regional possa avançar com medidas específicas naquela Vila, segundo soube o nosso jornal.

À hora do fecho desta edição o Governo regional estava reunido para decidir, sendo uma das hipóteses a cerca sanitária em Rabo de Peixe.

O Presidente da Junta de Freguesia, Jaime Vieira, já veio alertar que “a situação em Rabo de Peixe está a descontrolar  e com tendência a piorar se não mudarmos a nossa maneira de combater este vírus”.

E lança o apelo: “Por isso, quem está contaminado que fique em casa, quem está à espera de teste que não saia de casa, quem anda na rua ou frequenta estabelecimentos use sempre a máscara e desinfecte e lave as mãos”.

O autarca afirma que, “se não cumprirmos, a situação poderá ficar grave. Cada um de nós tem que proteger o outro, é uma obrigação”.

 

População pode ser testada aleatoriamente

 

O Coordenador de Saúde Pública dos Açores, Gustavo Borges, disse ontem à Antena 1-Açores que a população açoriana pode ser testada à Covid 19 de modo aleatório, adiantando que esta medida está ser estudada para evitar medidas mais restritivas na altura do Natal.

Gustavo Tato Borges, o novo responsável pela Saúde Pública dos Açores, admite a possibilidade de implementar medidas mais restritivas perante a velocidade e dispersão do número de casos positivos por Covid.

Já perante novos e eventuais encerramentos de escolas, o Coordenador Regional de Saúde Pública garante que será analisado caso a caso, mas em circunstância de um caso numa turma, a escola não deverá encerrar.

Gustavo Tato Borges quer contar com todos os açorianos numa atitude de responsabilização frente à pandemia e por isso a prioridade vai passar pela comunicação. Ou seja, informação técnica para os técnicos e de modo mais acessível para a população.

“Frente ao cansaço de todos os que estão na linha da frente de combate à Covid 19, o contributo a dar por Gustavo Borges passa por definir linhas de orientação para que possam tomar decisões mais rápidas”, conclui a notícia da Antena 1-Açores.

 

 Novo Director Regional da Saúde faz apelo

 

O novo Director Regional da Saúde, Berto Cabral, publicou um apelo na sua página das redes sociais: “Um apelo à responsabilidade individual de cada um. Por muitas medidas que sejam tomadas (e serão várias, estou certo), os comportamentos corretos de higienização, distanciamento e uso da máscara terão de ser reforçados por todos nós. Um apelo especial aos momentos em que não usamos a máscara. Nas copas, no trabalho, nas refeições entre colegas ou na pausa para café. É também nestes momentos que muitos se têm infetado. Façam-no, mas sem se aglomerarem”.

Berto cabral afirma que “nunca como nesta pandemia a consciência cívica de cada um e o respeito pelo outro foram tão importantes”, lembrando que se aproxima o Natal “e o que todos desejamos é ter uma quadra de paz, no verdadeiro espírito que a carateriza, em família. Para que isto aconteça, cada um de nós deverá dar o seu contributo já, a sua prenda, aquela pequena prenda antecipada que este ano todos desejam e merecem. E esta não tem preço nem pesa na carteira. Com os comportamentos corretos todos contribuirão para a resolução deste problema”.

E conclui: “Eu darei tudo o que tenho e sei pela vossa saúde, pelos utentes do nosso Serviço Regional de Saúde e pelos profissionais que trabalham neste setor. Muito obrigado!”.