Açores com 46 novos casos de covid-19

covid teste

Continua a aumentar o número de infectados nos Açores. A Autoridade de Saúde Regional avançou ontem que foram detectados mais 46 casos de covid-19 em duas ilhas - São Miguel e Terceira -, com registo de 92 recuperações. 

“Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 46 novos casos positivos de Covid-19, sendo 39 em São Miguel e 7 na Terceira, resultantes de 1.090 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região, e de um número indeterminado realizado em laboratórios privados”, revela a Autoridade de Saúde no comunicado diário, que faz o ponto da situação epidemiológica da covid-19 no arquipélago.

A maioria dos novos casos foi registada, novamente, na ilha de São Miguel, com 39 novas infecções. Destas, 17 estão relacionadas com cadeias de transmissão anteriormente identificadas, 8 têm a sua origem por aferir, 3 apresentaram histórico de viagem (deram positivo nas análises realizadas ao 6º dia, sendo dois residentes e um não residente).

Ainda entre os 39 casos em São Miguel, estão 11 novos infectados que resultam de cinco novas cadeias de transmissão apuradas nas últimas 24 horas (2 em Vila Franca do Campo, sendo 1 com 5 elementos e outra com 1 elemento; 1 na Ribeira Grande, com 1 elemento; 1 em Ponta Delgada com 2 elementos e 1 na Lagoa com 2 elementos).

Em relação aos 7 casos diagnosticados na Terceira, 2 estão relacionados com cadeias de transmissão anteriormente identificadas, 1 é resultante de uma nova cadeia em Angra do Heroísmo, outro tem a sua origem “por aferir” e 3 dizem respeito a residentes, com histórico de viagem que obtiveram resultado positivo no teste realizado ao sexto dia.

Quanto às 92 recuperações, 8 foram registadas na ilha Terceira, (4 em Angra do Heroísmo e 4 na Praia da Vitória), 76 em São Miguel (4 na Lagoa, 12 em Ponta Delgada, 32 na Ribeira Grande e 28 em Vila Franca do Campo), 6 no faial (Horta), 2 em São Jorge (uma na Calheta e outra em Velas).

20 internados 

em São Miguel

 

Existem actualmente 23 internados nos hospitais da região, 20 no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada (2 dos quais em UCI), 3 no Hospital de Santo Espírito em Angra do Heroísmo (2 dos quais em UCI).

A Autoridade de Saúde refere no comunicado que, “na sequência de uma evacuação de São Jorge para o Hospital de Santo Espírito da Terceira, com internamento, um caso positivo registado nas Manadas, concelho de Velas, foi realocado provisoriamente na freguesia de Nossa Senhora da Conceição, no concelho de Angra do Heroísmo”.

 

69 cadeias 

de transmissão activas

 

Segundo os dados divulgados, existem actualmente 69 cadeias de transmissão activas, 59 das quais em São Miguel (6 registadas ontem). 

Na Terceira há 8 cadeias activas (duas novas) no no Faial mantém-se uma activa. Extintas já estão 97 cadeias, sendo que nas últimas 24 horas 12 extinguiram-se em São Miguel e 2 na Terceira.

Com estes dados, os Açores ficam a somar 436 casos positivos activos na Região, sendo 392 em São Miguel, 35 na Terceira, um no Pico, dois em São Jorge, dois nas Flores e quatro no Faial. Foram detetados até ao dia de ontem 2.173 casos de infecção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se 22 óbitos e 1.621 recuperações.