A Paixão de Cristo que nos une!

 DSCF0234A Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres elegeu como mensagem de reflexão para as festividades deste ano, a expressão simbólica: A PAIXÃO DE CRISTO QUE NOS UNE!
Na verdade, a contemplação da Veneranda Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres - o Ecce Homo - transporta-nos sempre, para os mistérios dolorosos da Paixão e da Morte de Jesus Cristo que sinalizam um elevado exemplo de humildade e de amor ao próximo.
Pretende a Irmandade, com esta iniciativa, considerar a partilha e a solidariedade que o sofrimento infringido a Jesus representa, nos seus penosos momentos, como valores que devem sustentar, na vivência da Fé de cada um, o comportamento, nos dias difíceis que se atravessam, dos devotos e peregrinos do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
E, quando, em procissão gloriosa, a Veneranda Imagem percorrer, outra vez, as ruas da cidade de Ponta Delgada, cumprindo-se a secular tradição, revelar-se-ão, então, novos sinais de esperança e de reconhecimento da bondade divina que saciarão o coração de todos na sua entrega à acção de graças.
As grandiosas festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres tiveram início no dia 10 e terminam no dia 17 de Maio, e serão presididas pelo Núncio Apostólico em Portugal, D. Rino Passsigato.
Hoje e amanhã são os dias maiores das festividades com a mudança da veneranda Imagem do Senhor Santo Cristo, com a vigília nas Igrejas de Nossa Senhora da Esperança e da Conceição (vulgo São José), com a solene Concelebração Eucarística, no Campo de São Francisco, e com a Procissão em honra do Senhor, pretendendo a Irmandade, neste caso, manter a formação de segundas filas para as opas e para os figurantes com trajes alusivos.
Nos arraiais da festa estão previstos os habituais concertos, destacando-se a participação, para além de bandas filarmónicas locais, da Banda Militar dos Açores e da Orquestra Ligeira de Ponta Delgada.

14 Filarmónicas
na procissão
do Senhor Santo
Cristo dos Milagres

São 14 as filarmónicas da ilha de São Miguel que vão incorporar-se, este ano, na grandiosa Procissão em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que se realiza, em Ponta Delgada, amanhã.
A Mesa da Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres efetuou, no final do passado mês de março, o habitual sorteio para o preenchimento dos respetivos troços no cortejo processional tendo, então, sido confirmada a participação das seguintes filarmónicas:
- Filarmónica Lira do Norte (Rabo de Peixe)
- Banda Sagrado Coração de Jesus (Faial da Terra)
- Banda Lira Nossa Senhora da Saúde (Arrifes)
- Filarmónica Fraternidade Rural (Água de Pau)
- Banda de Nossa Senhora das Vitórias (Santa Bárbara)
- Filarmónica Lira das Sete Cidades (Sete Cidades)
- Filarmónica Estrela d’Alva (Lagoa)
- Sociedade Filarmónica Minerva (Ginetes)
- Filarmónica Aliança dos Prazeres (Pico da Pedra)
- Filarmónica Eco Edificante (Nordeste)
- Filarmónica Imaculada Conceição (Fazenda)
- Filarmónica Lira de Nossa Senhora da Estrela (Candelária)
- Filarmónica Estrela do Oriente (Algarvia)
- Filarmónica São Salvador do Mundo (Ribeirinha).
O programa das festividades deste ano abriu no dia 10 de Maio com o Concerto de Abertura, por grupos vocais e instrumentais do Conservatório Regional de Ponta Delgada, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, sede da Paróquia de São José.
Ontem, a execução do Hino do Senhor Santo Cristo, por ocasião da inauguração da iluminação decorativa da fachada do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres e do Campo de São Francisco esteve a cargo da Filarmónica Aliança dos Prazeres (Pico da Pedra), tendo-se seguido o desfile da Charanga dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada.
Hoje, a Procissão da Mudança será acompanhada pela Filarmónica Fraternidade Rural (Água de Pau), estando em programa, a atuação da Orquestra de Violas da Terra e um concerto pela Banda Sociedade Filarmónica Minerva (Ginetes).
Amanhã, Domingo do Senhor, o concerto no arraial do Campo de São Francisco será executado pela Banda Lira das Sete Cidades (Sete Cidades).
Na segunda-feira, feriado municipal, o programa apresenta Cantigas ao Desafio pelos cantadores da Associação dos Cantadores dos Açores e o concerto da Orquestra Ligeira de Ponta Delgada.
A 17 de Maio, último dia das festas, está confirmada a atuação do grupo Bora Lá Tocar, ficando o concerto de encerramento a cargo da Banda da Zona Militar dos Açores.
Fonte: Guia da Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres