Orquestra de violas da terra anima hoje Campo de S. Francisco

 A Orquestra de Violas da Terra começou a ser idealizada com o DIA DA VIOLA DA TERRA em 2009, que pretendia começar a relacionar os tocadores e alunos daquele instrumento, das várias escolas da ilha de São Miguel. Em 2011 formou-se a I Orquestra de Violas da Terra, com 23 elementos. Já em Fevereiro de 2012 foram 32 os tocadores que se juntaram para apresentar um concerto no Teatro Micaelense, oriundos de várias localidades e escolas da Ilha de São Miguel e com idades compreendidas dos 7 aos 65 anos.
A Orquestra de Violas da Terra é uma iniciativa da Associação de Juventude Viola da Terra e do Conservatório Regional de Ponta Delgada, sob a direcção musical de Rafael Carvalho.
Surgiu o convite da Irmandade do Sr. Santo Cristo dos Milagres para que fosse efectuada uma apresentação musical no decorrer das festas do Senhor Santo Cristo. Este convite foi acolhido pela Orquestra Violas da Terra com muita alegria e entendido por todos os elementos da Orquestra como uma grande honra. Foi intenção da Irmandade valorizar a Viola da Terra e mostrar aquilo que é nosso a todos os que nos visitam por esta ocasião.
O Concerto da Orquestra de Violas da Terra será hoje, pelas 21:45, no Campo de São Francisco.
Para além dos 32 elementos que compõem a Orquestra, irá acontecer a participação especial da Pianista Ana Paula Andrade,  Ana Carolina Constância no Violino e de Lázaro Raposo na Percussão.
Para a Orquestra Viola da Terra e para as duas entidades que têm apostado na sua formação e continuidade, esta é mais uma  oportunidade para valorizar a Viola da Terra e um momento de grande relevo e reconhecimento deste trabalho e da nossa identidade musical Açoriana”.