BEL lança hoje “Leite de Vacas Felizes: Puro Leite de Pastagem”

bel terra nostraA BEL, empresa líder na produção e comercialização de queijo em Portugal, realiza hoje em Ponta Delgada apresentação oficial do “Programa Leite de Vacas Felizes – Puro Leite de Pastagem”. Trata-se de uma iniciativa que será desenvolvida junto dos produtores de leite locais e que tem como objetivo “a promoção da diferenciação do leite açoriano, pelo recurso a práticas agrícolas sustentáveis e a elevados critérios de qualidade”. 
A cerimónia, que decorre no Teatro Micaelense a partir das 10h00, contará com a presença do presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, pela Diretora Geral da BEL Portugal, Engª Ana Cláudia Sá, bem como representantes de entidades públicas nacionais e regionais e produtores de leite locais.
Haverá lugar à projecção de um filme de apresentação do Programa, que será depois explicado por Eduardo Vasconcelos, director de Aprovisionamento de Leite da BEL. Haverá uma palestra sobre os benefícios da pastagem para a qualidade do leite, a proferir pelo Engº José Viana, que pertence à Direcção de Serviços de Agricultura, da Direcção Regional da Agricultura, tendo a seu cargo a coordenação regional da experimentação agrícola e pecuária.
Haverá ainda a intervenção de Luís Veríssimo, especialista em Comunicação e Criação de Valoe para as marcas, sendo professor unicversitário e formador da Associação Portuguesa de Anunciantes. Entretanto ontem houve uma cerimónia de recepção dos convidados nacionais, com um passeio a uma exploração. De acordo com declarações de Ana Cláudia Sá à Antena 1, é provável que a BEL também venha a baixar o preço do leite pago à produção ao longo do ano.
“Estamos ainda a estudar o que vamos fazer; o preço no continente baixou em Janeiro 3 cêntimos e nós concorremos no mesmo mercado; temos de ter muito cuidado para não ficarmos fora do mercado e não conseguir vender os nossos produtos; o mercados são assim, infelizmente quando sobem sobem, quando descem descem e nós termos de reagir; ainda não decidimos nem o valor a descer nem a data, mas teremos de responder ao mercado”.
“Nunca espereria que por exemplo na Holanda, entre Janeiro de Dezembro de 2014, o preço do litro de leite baixasse 12 cêntimos; ninguém esperaria uma coisa dessas; as coisas estão muito difíceis de prever, mas nós achamos que o leite vai baixar bastante e só talvez em Setembro é que volte a começar a vir para patamares aceitáveis”.
Pode haver do norte da Europa leite barato, mas nós temos de mostrar a quem nos compra que o leite não é todo igual e é melhor comprar um produto açoriano do que um produto alemão.

A BEL é um grupo multinacional de origem francesa que opera a nível mundial no mercado do queijo há 150 anos, detendo 5 marcas internacionais e mais de 25 marcas locais em 120 países. É o nº 3 mundial no mercado do queijo e conta com 400 milhões de consumidores a nível global.
Em 2013 faturou 2,7 mil milhões de euros. O mercado de queijo em Portugal representa 56.751 toneladas (volume) e 437 milhões de euros (valor).  A BEL Portugal lidera o mercado total de queijo em Portugal e conta com uma quota de mercado de 19% (em valor) com as suas marcas Limiano, Terra Nostra, A Vaca que ri e Mini Babybel.
No principal segmento de mercado, o queijo flamengo, a Bel Portugal detém a liderança com 34% de quota em volume e 42% em valor, com as duas primeiras marcas do mercado, Limiano (19,1% em volume e 14,7% em valor) e Terra Nostra (respectivamente 19,4% e 16,2%).
Para além do mercado de queijo, a Bel está presente nos mercados de UHT e Manteiga, em ambos com a marca Terra Nostra. Apesar da atual conjuntura económica, a Bel Portugal tem conseguido crescer de ano para ano. Em 2013, faturou cerca de 130 milhões de euros, mais 7% relativamente ao ano anterior.