Protecção Civil assinala Dia Internacional para a Redução das Catástrofes com simulacros

Assinala-se hoje o Dia Internacional para a Redução das Catástrofes, uma efeméride que pretende chamar a atenção de todos os Estados para a necessidade de adoptarem políticas que visem a prevenção e a redução de danos, humanos e materiais, directamente causados pela ocorrência de fenómenos de origem natural.
A iniciativa visa, essencialmente, sensibilizar os governos, as organizações e os cidadãos de todo o mundo para a necessidade de desenvolverem acções concretas que contribuam para reduzir as vulnerabilidades e para aumentar a capacidade de resposta face à ocorrência de catástrofes.
O Governo Regional dos Açores, através do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, tem garantido investimentos tangíveis neste domínio com a finalidade de reduzir a vulnerabilidade regional e proteger o desenvolvimento.
Apostar na contínua melhoria qualitativa e quantitativa dos recursos humanos, aumentar o número e qualidade dos equipamentos e infra-estruturas e promover uma cultura de segurança, nomeadamente na prevenção e preparação para catástrofes e atenuação dos seus efeitos, têm sido alguns domínios onde a tutela tem centrado esforços.
Inserida nas comemorações do Dia Internacional para a Redução das Catástrofes Entre outras actividades, o SRPCBA desenvolve o exercício “Vulcano 2011”, no concelho das Lajes do Pico, nos próximos dias 15 e 16 de Outubro, visando testar a resposta dos diferentes agentes de Protecção Civil perante uma situação de catástrofe.
Este exercício envolverá um grande conjunto de Direcções Regionais e outras entidades de âmbito regional, bem como as entidades presentes na Comissão Municipal de Protecção Civil, tutelada pela respectiva Câmara Municipal.
Nos dias 17 e 18 de Outubro, o SRPCBA participa, como parceiro, no Exercício Açor 112, da responsabilidade do Comando Operacional dos Açores, visando a preparação das Forças Armadas para o apoio das operações de protecção civil.
No Dia Internacional para a Redução das Catástrofes Naturais, a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, através do Serviço Regional de Protecção Civil, reafirma a determinação de levar a bom termo esta tarefa essencial, com o lema “a questão da redução das catástrofes naturais diz respeito a todos nós”.