Ponta Delgada, Paris e Amesterdão lideram viagens dos portugueses para 2018

ponta delgada - avenidaOs portugueses já estão a reservar as suas viagens para o próximo ano e as cidades mais procuradas são Ponta Delgada, Paris e Amesterdão.

A conclusão é da eDreams ODIGEO, uma agência de viagens online europeia, que acaba de apresentar o seu relatório global sobre o comportamento dos viajantes europeus durante o ano de 2017, baseado na análise a mais de 18 milhões de viajantes que a empresa registou através das suas marcas eDreams, Opodo, GO Voyages e Travellink durante este ano.

 

Ilha Terceira cresceu 155%

 

Segundo este seu estudo, intitulado “O viajante europeu: tendências e previsões”, as cidades de Lisboa e Porto figuram entre os dez destinos mais populares escolhidos pelos viajantes europeus durante 2017, num ano em que a cidade de Londres foi a eleita pela maioria dos turistas e a ilha Terceira foi o destino europeu de curta-distância com maior crescimento entre os viajantes de toda a Europa, crescendo mais de 155% face ao ano anterior. 

De acordo com o mesmo estudo, durante 2017 os portugueses elegeram as cidades do Porto, Lisboa e Ponta Delgada como os destinos mais procurados a nível interno. 

Paris manteve o estatuto de cidade europeia preferida dos portugueses fora de Portugal, seguida por Londres.

 

Portugueses reservam mais tarde

 

O estudo indica ainda que os passageiros portugueses e italianos são os que reservam com menos antecedência as suas “escapadinhas” de Verão, efectuando a reserva com apenas 49 dias e 51 dias de antecedência, respectivamente, para viagens realizadas em Junho, Julho e Agosto. 

Os espanhóis e alemães são os que planeiam com mais antecedência, efectuando a sua reserva em média 49 e 52 dias antes, respectivamente.

O “II Relatório Anual de Tendências e Previsões da eDreams” indica que as cidades de São Vicente e Sal são as que mais cresceram ao nível das reservas dos viajantes lusos para 2018, em comparação com a mesma época do ano anterior, tendo como base as reservas já feitas durante 2017 para o ano seguinte.

 

Ponta Delgada na frente para 2018

 

Em termos de volume de reservas, Paris, Amesterdão e Ponta Delgada são os destinos até agora mais procurados pelos portugueses para 2018, tendo igualmente como base reservas efectuadas ainda durante este ano.

A nível geral a cidade de Londres foi durante 2017 a mais procurada pelos turistas europeus, registando um aumento de popularidade na ordem dos 24%. Barcelona, Maiorca e Paris surgem como aos destinos mais procurados a seguir à capital inglesa.

Face a 2016, o estudo da eDreams ODIGEO destaca ainda um aumento de 29% nas viagens de longo curso reservadas por viajantes europeus, justificando este facto pela redução nos preços das viagens de longo curso, graças à entrada de companhias ‘low-cost’ nestas rotas.

Olhando para os 100 principais destinos de longo curso reservados pelos europeus, o custo dos voos deste tipo de ida e volta diminuiu 7% – de 610 euros em média durante 2016 para 569 euros em média em 2017. 

Os portugueses, italianos e alemães são especialmente adeptos das transportadoras ‘low-cost’ para as viagens de longo curso, registando-se um aumento no número de passageiros de 19%, 16% e 17%, respectivamente, em comparação com igual período do ano passado.

Esta análise indica também que os viajantes europeus viajaram durante mais tempo – os voos marcados para viagens entre 14 e 20 dias aumentaram 21% face ao ano anterior, com as reservas para as viagens com mais de 21 dias a aumentar 22% em comparação com 2016. 

Os Açores são também destacados neste relatório como “uma região que tem visto um grande aumento no turismo”, com as reservas para a ilha Terceira a avançarem 155% face a 2016, e para Ponta Delgada a aumentarem 61%. 

 

Aumento de 81% para Ponta Delgada

 

“De acordo com o Governo Regional, o aumento dos visitantes deve-se aos investimentos no turismo e a introdução de novos voos low-cost de e para os Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Espanha e Portugal”, pode ler-se no relatório.

 Para 2018 a eDreams prevê, para Ponta Delgada, um aumento de 81% dos passageiros, e o Funchal, que receberá mais 114% de reservas que recebeu este ano.

Os portugueses vão apostar mais nos destinos nacionais, com a procura para o Funchal a avançar 270% em 2017 e para Lisboa a subir 136%. 

Amesterdão irá receber mais 161% dos portugueses que recebeu este ano, enquanto Nova Iorque receberá mais 146% reservas de portugueses,

Em relação ao tipo de viagens, o casamento entre rotas longas em companhias low-cost ficará ainda mais popular, com a eDreams a apontar os grandes investimentos das companhias aéreas neste tipo de viagens. Ir para São Francisco, Miami ou Los Angeles poderá ficar entre 12% a 19% mais barato.