Escola Profissional da Ribeira Grande completou 20 anos

Escola Profissional RG - 20 anosA Escola Profissional da Ribeira Grande (EPRG) celebrou no passado dia 5 de Fevereiro, o seu 20º aniversário, homenageando a antiga directora geral, Teresa Silva, e com a apresentação de um selo comemorativo, elaborado por um formando do curso Técnico de Artes Gráficas, do 3º ano, André Macedo. 

Teresa Silva, directora geral da EPRG de 2013 a 2017, foi, segundo a instituição, “uma figura determinante” na criação, em 2014, da cooperativa A Ponte Norte, sublinhou o actual director geral da Escola, Gui Martins. 

O Presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, na sua mensagem de felicitações à Escola salientou a importância da mesma no concelho ao longo dos últimos 20 anos, formando e preparando jovens para o mercado de trabalho.

Na ocasião, o autarca alertou para as “dificuldades de financiamento por que passam as escolas profissionais da região”, situação a que não é alheia a Escola Profissional da Ribeira Grande.

“As escolas profissionais nos Açores estão a passar por uma fase de constrangimento financeiro, situação que não tem merecido a devida preocupação por parte do governo regional”, disse, à margem da sessão comemorativa do 20.º aniversário daquela escola.

Para Gaudêncio, as escolas “devem preparar-se para uma mudança do ponto de vista dos cursos a leccionar”, apontando aquele que poderá ser um caminho a seguir. “A autarquia, em parceria com a Escola Profissional da Ribeira Grande, está a dar passos no sentido de virar o ensino para cursos com saída profissional que responda às necessidades do mercado de trabalho.”

O autarca defende que o desenvolvimento turístico no concelho “é uma oportunidade que importa agarrar no sentido de podermos ter capacidade de resposta interna às solicitações de emprego que vão aparecer. É por isso que é importante identificar as necessidades e definir os cursos a lecionar”, explicou.

No evento também estiveram presentes os antigos directores da EPRG, António Pedro Costa, Francisco Xavier Rodrigues e Helena Soares de Sousa.

A cerimónia marcou o início de vários eventos comemorativos que decorrerão até ao final do ano lectivo, entre eles a sessão solene, integrada nas “Festas da Cidade da Ribeira Grande 2018”, na qual haverá entrega de diplomas, uma exposição temática e o lançamento da Revista dos 20 anos da EPRG.