Produção de energia eléctrica cresce com bom desempenho nas alternativas

energia 2018 1

A produção de energia eléctrica nos Açores aumentou no primeiro trimestre deste ano, passando de mais de 191 milhões de KWh para mais de 194 milhões, quando comparado com o mesmo trimestre do ano passado.

Segundo dados do SREA, as energias alternativas registam crescimentos, como a eólica, com 16 milhões de KWh, mais cerca de 1 milhão do que no ano anterior, e a geotérmica, que regista nestes primeiros três meses mais de 52 milhões de KWh, mais 7 milhões do que no ano passado.

 

Consumo sobe em Portugal

 

O consumo de energia elétrica em Portugal subiu 9,7% em Março, face a igual período do ano anterior, para 4.650 Gigawatt hora (GWh), devido, em parte, ao desvio acentuado das temperaturas, segundo indico a REN.  De acordo com a REN – Redes Energéticas Nacionais, a variação acumulada para o primeiro trimestre “situa-se agora em 4,7% ou 3,1% com correcção de temperatura e dias úteis”. A empresa avança que, após um período de 17 meses consecutivos com afluências inferiores aos valores médios, registou-se um índice de hidraulicidade de 2,2 em Março, o valor mais elevado desde 1971. Por sua vez, na produção eólica, o índice de produtibilidade situou-se em 1,54, o segundo valor mais elevado para Março.