Aluna do Conservatório de Ponta Delgada no ECHOa Youth Camp 2018

joana galvãoA jovem Joana Galvão, de 16 anos, aluna da Professora Isabel Albergaria, na classe de órgão do Conservatório Regional de Ponta Delgada, é representante do município de Mafra no ECHO Youth Camp 2018, graças à sua relação com o património organístico de Mafra, nomeadamente com a sua participação no ECHO Youth Camp de 2017, realizado naquela vila.

O ECHO Youth Camp 2018, que decorre em Treviso (Itália), consiste num master class de órgão, durante o qual jovens estudantes deste instrumento, escolhidos pelos membros desta organização europeia, têm ocasião de trabalhar com os organistas directores artísticos das várias cidades membros, além de assistirem a inúmeros concertos. 

Fundada em 1997, a ECHO (European Cities with Historical Organs) é uma associação de cidades e localidades europeias com um património organístico de referência, da qual Mafra é membro desde 2014. Os restantes membros são Alkmaar (Holanda), Bruxelas (Bélgica), Freiberg (Alemanha), Fribourg (Suíça), Innsbruck (Áustria), Toulouse (França), Treviso (Itália) e Trondheim (Noruega). Das actividades promovidas pela ECHO, destaca-se o ECHO Youth Camp que ocorre anualmente e durante o qual jovens estudantes de órgão escolhidos pelas cidades e vilas membros têm ocasião de trabalhar com os organistas directores artísticos.

Outro importante projecto da ECHO é a ECHOM (ECHO Collection of Historical Organ Music) que tem vindo a editar manuscritos ou impressos antigos nunca editados modernamente ou já indisponíveis. A contribuição de Mafra para a ECHOM é uma nova edição das Flores de música de Manuel Rodrigues Coelho, publicadas em Lisboa em 1620 e constituindo uma das mais importantes obras europeias de música de tecla do séc. XVII.