CDS questiona Governo sobre promoção do turismo cultural

Artur LimaO grupo parlamentar do CDS, por iniciativa do seu líder parlamentar, o deputado Artur Lima, questionou o Governo Regional sobre a estratégia de promoção do turismo cultural na Região e as medidas tomadas para a valorização turística de Angra do Heroísmo, enquanto cidade Património Mundial da UNESCO. 

O CDS considera o sector do turismo, enquanto actividade económica complementar, importante para o crescimento da economia açoriana e para o desenvolvimento regional. No programa do XII Governo Regional, é mencionado a necessidade em “qualificar e inovar em permanência nos produtos e nos serviços de modo a garantir a consolidação de uma oferta diferenciada e exclusiva para o turista em todas as componentes que devem compor aquilo que é o Destino Açores”. 

No entender do CDS, a promoção do turismo cultural, através da valorização da cultura, da História e do património local, pode representar uma oportunidade para atrair turistas e ter repercussões na notoriedade do Destino Açores. 

Deste modo, o Grupo Parlamentar do CDS quer saber que medidas foram levadas a cabo pelo Governo Regional com o intuito de promover o turismo cultural, especificando, nos últimos anos, que medidas foram tomadas para a valorização de Angra do Heroísmo enquanto cidade Património Mundial da UNESCO. 

O CDS quer saber ainda qual a estratégia do Governo Regional para valorizar a História dos Açores e o seu património, enquanto produto de destino turístico, bem como, face ao anúncio de cursos de formação profissional na área do turismo por parte do Presidente do Governo Regional, se haverá algum curso que incida sobre as temáticas do património e da cultura.