Estação costeira da Porto de Abrigo regista recorde de chamadas em Julho e Agosto

pescadoresA estação costeira da Porto de Abrigo recebeu 4.037 chamadas de embarcações este ano, até Agosto. Os dados, avançados ontem pela entidade, traduzem-se num aumento face a 2017, registando-se “recordes” de chamadas em Julho e Agosto.

“Entre os meses de Janeiro e Agosto de 2018 a Estação Costeira Porto de Abrigo registou 4.037 chamadas em contactos mar/terra, terra/mar, e entre embarcações, tendo se verificado um aumento 25% na utilização do serviço de comunicações da Estação Costeira, relativamente a igual período de 2017”, indica a Porto de Abrigo, em comunicado.

A Porto de Abrigo refere que se registaram “recordes na utilização mensal nos meses de Julho e Agosto correspondendo ao período da actividade intensa da pesca polivalente e da pesca do atum”.

Segundo aponta, é o sector da pesca o “grande responsável pelo aumento de utilização nas comunicações marítimas em VHF/HF por parte de todos os segmentos da frota registada nos Açores e na Madeira e, nestas particularmente da pesca costeira”. A Estação Costeira realiza diariamente avisos autónomos na previsão do tempo, a par de avisos mensais sobre a evolução na captura das espécies com quota atribuída, e tem participado em acções de sensibilização ambientais e segurança a bordo, da iniciativa do Governo Regional dos Açores.