Remodelação no Governo... mas só nas Direcções Regionais

Vasco Cordeiro3O Governo Regional dos Açores anunciou ontem uma remodelação no seu Executivo, mas apenas a nível de Direcções Regionais e alguns organismos públicos.

São seis os directores regionais substituídos e, nas empresas públicas, destaque para a substituição da presidente do Conselho de Administração do Hospital de Angra, Olga Freitas, que foi alvo de um inquérito pelo seu envolvimento na evacuação aérea de um doente seu familiar em S. Jorge.

O Presidente da Porto dos Açores, Fernando Nascimento, também foi substituído. 

Transcrevemos a seguir a nota do Governo distribuída ontem à comunicação social:

“O Presidente do Governo dos Açores decidiu proceder a uma renovação na equipa de directores regionais e de organismos públicos, que inclui alterações ao nível dos seus titulares nas áreas da Solidariedade Social, da Educação, da Cultura, da Saúde, do Turismo e do Desenvolvimento Rural.

Além das alterações nestas direcções regionais, este processo de renovação inclui ainda a nomeação de novos presidentes dos Conselhos de Administração da Portos dos Açores, do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa e do Instituto da Segurança Social dos Açores.

 

 Paulo Fontes na Solidariedade Social

 

Para a Direcção Regional da Solidariedade Social será nomeado o sociólogo Paulo Vitorino Fontes, coordenador da Novo Dia – Associação para a Inclusão Social, responsável pelo Centro de Acolhimento Temporário e de Emergência para Homens, pela Unidade Móvel de Apoio às Pessoas Sem-Abrigo, do Centro de Acolhimento Temporário para Mulheres e Centro Ocupacional.

 

Rodrigo Reis na Educação

 

O cargo de Director Regional da Educação será assumido por Rodrigo Augusto Morais dos Reis, professor que desempenhou funções de Presidente da Comissão de Acompanhamento do Regime de Avaliação do Desempenho do Pessoal Docente nos Açores, tendo sido ainda Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel.

 

 Tiago Lopes na Saúde e Susana Goulart na Cultura

 

Para Directora Regional da Cultura foi escolhida Susana Goulart Costa, doutorada pela Universidade dos Açores e professora de História e Património Cultural nesta instituição, áreas nas quais é autora de diversas obras, sendo ainda deputada à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Tiago Alexandre dos Santos Lopes, antigo Presidente do Conselho Diretivo da Secção da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, será o novo Director Regional da Saúde.É licenciado em Enfermagem e detentor de uma pós-graduação em Gestão de Enfermagem em Unidades de Saúde.

 

Cíntia Martins no Turismo

 

A nova Directora Regional do Turismo será Cíntia de Lacerda Ferreira dos Santos Martins, licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e que exercia funções no Conselho de Administração da Sociedade de Promoção e Reabilitação de Habitações e Infraestruturas, S.A.

 

Valter Braga no Desenvolvimento Rural

 

O novo titular da Direcção Regional do Desenvolvimento Rural será Valter Miguel de Sousa Braga, licenciado em Economia pela Universidade dos Açores e que já desempenhou funções de técnico superior nas direcções regionais dos Assuntos Comunitários da Agricultura e da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

 

 Miguel Costa na Portos dos Açores

 

Estas alterações incluem ainda o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Portos do Açores, que será assumido por Miguel António Moniz da Costa, que desempenhou funções de Director Regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres, de coordenador da Estrutura de Acompanhamento e Coordenação da Concessão Rodoviária em regime SCUT e de representante da Região no Conselho Consultivo de Obras Públicas, Transportes e Comunicações no Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, além de deputado regional e Presidente da Comissão Parlamentar de Economia.

 

 Luísa Melo Alves no Hospital de Angra

 

Para Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira será nomeada Luísa Melo Alves, substituindo a actual Presidente, que deixa o cargo a seu pedido.

Licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, tem uma Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Superior de Gestão e desempenhava funções de Presidente do Conselho de Administração da Saudaçor - Sociedade Gestora de Recursos e Equipamentos da Saúde dos Açores.

Ao abrigo da legislação em vigor, a escolha dos novos presidentes dos Conselhos de Administração da Portos dos Açores e da Hospital Santo Espírito da Ilha Terceira será comunicada à Assembleia Legislativa para efeitos de audição parlamentar.

 

 Cláudia Silva na Unidade de Saúde da Graciosa

 

O Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa será presidido por Cláudia Raquel Lourenço Vieira da Silva, economista que desempenha funções de técnica superior, na área da Economia, no Município de Santa Cruz da Graciosa.

 

 Paula Ramos no Instituto de Segurança Social

 

Para Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Segurança Social dos Açores foi escolhida Paula Cristina Pereira de Azevedo Pamplona Ramos, licenciada em Direito, que já desempenhou o cargo de Directora Regional da Solidariedade e Segurança Social e que assumia funções como Vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, com competências delegadas nas áreas da solidariedade social, habitação, urbanismo e recursos naturais.

O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, manifesta o seu público reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelas personalidades que agora cessam funções”. 

 

PSD aguarda “verdadeira remodelação”

 

O PSD/Açores disse aguardar uma “verdadeira remodelação governamental” no Governo dos Açores e afirmou que as mudanças em direcções regionais anunciadas são “mera troca de cadeiras secundárias”. 

“O Grupo Parlamentar do PSD/Açores aguarda pela verdadeira remodelação governamental para se pronunciar. As alterações anunciadas pelo senhor Presidente do Governo Regional não passam de uma mera troca de cadeiras secundárias”, disse fonte do Grupo Parlamentar social-democrata.