Dois mortos e um ferido na queda de um passadiço em obra do Porto da Barra na Graciosa

porto graciosa barra

Duas pessoas morreram e uma outra ficou ferida na queda de um passadiço na obra do Porto da Barra, na ilha Graciosa, confirmou Manuel Avelar, Presidente da Câmara de Santa Cruz da Graciosa.

De acordo com a Antena 1 Açores, os dois trabalhadores que morreram em acidente de trabalho são ambos naturais da ilha e têm 47 e 63 anos de idade. 

A Inspecção de Trabalho segue hoje para a Graciosa. 

No ano passado o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, adjudicou à empresa Tecnovia-Açores a empreitada de protecção e estabilização da zona costeira da Barra, em Santa Cruz da Graciosa, num investimento superior a sete milhões de euros.

Esta intervenção, inscrita na Carta Regional de Obras Públicas, tem um prazo de execução de 18 meses e consistirá na construção de um quebramar com cerca de 225 metros de comprimento, enraizado no lado norte da baía.

A empreitada prevê ainda a protecção marginal de uma nova área de terrapleno de 3.500 metros quadrados, bem como trabalhos de dragagem e a construção de um passadiço pedonal elevado.

No início deste mês o PSD da Graciosa acusou o Governo Regional de “fraude política” por não ter cumprido a promessa de criar uma marina na ilha, uma das duas no arquipélago que não tem esta infraestrutura. 

“A fraude política de fazer uma obra na baía da Barra, para ali instalar uma marina, foi agora descoberta pelo presidente do Governo que diz que não vamos ter o Porto de Recreio apesar da obra ficar feita”, adiantou a Comissão Política do PSD graciosense,  na sequência de uma visita estatutária do executivo açoriano àquela ilha.

Venda de produtos alimentares aumenta nas grandes superfícies

supermercado1

O índice de vendas do comércio a retalho – produtos alimentares regista em Fevereiro, a preços constantes (valores brutos), uma variação mensal homóloga positiva de 5,99% e trimestral homóloga igualmente positiva de 4,35%.

A preços constantes (corrigidos dos efeitos calendário e sazonalidade), verifica-se um acréscimo de 3,99% relativamente à variação média nos últimos 12 meses. 

Quanto à variação mensal, verifica-se uma variação positiva de 1,35%

Relativamente às variações mensal homóloga e média nos últimos 12 meses, a preços correntes (valores brutos), a mensal cresceu 2,85% e a média nos últimos 12 meses subiu 3,00% (igual à verificada no mês anterior).

A “soma total” das oportunidades da UE para os Açores é superior aos cortes

dana spinantA “soma total” das oportunidades que a União Europeia (UE) tem para os Açores entre 2021-2027 “será superior” aos cortes previstos para a política de coesão e agricultura, considerou Dana Spinant, da Comissão Europeia.

“Apesar de no papel poder parecer que os Açores estão em posição de receber menos dinheiro na agricultura, por exemplo, a soma total do que a UE terá disponível para a região através dos envelopes específicos, mas também através de outras oportunidades a que se pode aceder por via da pesquisa, investigação e mobilidade, será maior”, afirmou a directora da Direcção-Geral de Política Regional e Urbana da Comissão Europeia.

Dana Spinant falava aos jornalistas no final da iniciativa “Diálogo com os Cidadãos”, subordinada à temática “Açores Europa: Caminhos de Futuro’, que o Governo dos Açores, em parceria com a Comissão Europeia, promoveu em Ponta Delgada.

A responsável da Direcção-Geral de Política Regional e Urbana da Comissão Europeia explicou que, tendo em conta o contexto orçamental da UE, com a eventual saída do Reino Unido e as consequências que deixa em termos de contribuinte líquido, a UE está confrontada “com um orçamento mais pequeno e mais prioridades adicionais”, como a migração, a segurança interna e a necessidade de investir mais em defesa, entre outras questões.

Para Dana Spinant, foram estas as razões que conduziram a Comissão a elaborar uma “proposta realista” para o quadro plurianual 2021-2027 em que as políticas tradicionais, como a coesão e a Política Agrícola Comum (PAC), foram “ligeiramente cortadas” em termos comparativos com o atual quadro comunitário.

Em troca, outras prioridades políticas conduzirão ao crescimento e gerarão emprego, como a investigação e inovação a par da mobilidade para os jovens, que “sofrem um “acréscimo orçamental”, algo que os Açores poderão aproveitar, defendeu.

Rui Bettencourt não quer dotação 

“sem cortes”

 

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt, reafirmou a necessidade de haver uma dotação financeira para a região ultraperiférica dos Açores “sem cortes” em termos de política de coesão e PAC, assim como taxas de cofinanciamento dos fundos comunitários que “não atrapalhem” o orçamento regional, através da manutenção da taxa de 85%.

Rui Bettencourt recordou que o Parlamento Europeu votou em 13 de Fevereiro, em Estrasburgo, França, a manutenção da taxa de cofinanciamento de 85% para as regiões ultraperiféricas em relação aos fundos de Coesão ou efectuados ao abrigo dos programas Interreg, Fundo Social Europeu + e FEDER para o período de 2021-2027.

No âmbito da iniciativa “Diálogo com os Cidadãos”, os jovens presentes em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo (Terceira) e Horta (Faial) - nestas últimas duas cidades através de videoconferência - identificaram, através de uma votação expressa numa plataforma ‘online’ e em tempo real, que a educação, o emprego, os transportes e as oportunidades deveriam ser uma prioridade na política da UE para os Açores.

 

Várias detenções por droga em Vila Franca, Ribeira Grande e Rabo de Peixe

pspA PSP das Capelas deteve dois indivíduos, do género masculino, com 27 e 39 anos de idade, por introdução em local vedado ao público, nomeadamente foram intercetados no interior das instalações do Híper Modelo e Continente de Capelas.

Por sua vez, a PSP de Vila Franca do Campo, no decurso de diligências de investigação, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes, identificou um indivíduo do género masculino, com 42 anos de idade, tendo sido apreendias 36 doses de heroína; 1 dose de cocaína e outros artigos que indiciam a prática ilícita.

Também a PSP da Ribeira Grande, no decurso de uma operação de combate ao tráfico/consumo de estupefacientes,  identificou dois indivíduos do género masculino, com 19 e 22 anos de idade, tendo sido apreendias 2,6 doses de haxixe e 2 doses de cocaína.

Noutra operação, pela PSP Rabo de Peixe, de combate ao tráfico/consumo de estupefacientes, foi detido por tráfico de estupefacientes, um indivíduo do género masculino, com 37 anos de idade, tendo sido apreendidos 4 comprimidos DORMICUN e 6 comprimidos SUBUTEX, bem como outros artigos que indiciam a prática ilícita. 

 

Câmara de Ponta Delgada colabora com a PSP

 

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, e o Comandante Regional da Polícia de Segurança Pública, Superintendente José Poças Correia, congratularam-se ontem  com o sucesso da parceria entre ambas as instituições, reforçada em Dezembro, “em benefício dos cidadãos, da cidade e da imagem da PSP”. 

“Foi uma visita de satisfação pela excelente concretização do que foi protocolado e que muito beneficia a qualidade de acolhimento dos munícipes e cidadãos em geral e dos turistas que se deslocam à esquadra da PSP para obtenção de informação”, afirmou José Manuel Bolieiro. 

O edil, acompanhado pelo vice-presidente da autarquia, Humberto Melo, e pelo vereador Pedro Furtado, visitou as obras, suportadas pela Autarquia, de remodelação do espaço de atendimento ao público - e da área envolvente que lhe está confinada - da Esquadra Sede do Comando Regional, sita na Rua da Alfândega, em Ponta Delgada. 

A Câmara Municipal interveio na instalação de um novo balcão de atendimento ao público e na realização das obras de adaptação dos espaços directamente relacionados com a melhoria da funcionalidade e condições de acolhimento dos cidadãos que recorrem aos serviços aí prestados. 

“Este apoio reflecte precisamente a preocupação do Município no bom acolhimento e bem servir, quer os munícipes, quer os turistas, e é o resultado de uma cooperação institucional exemplar e em vários domínios”, conclui uma nota camarária. 

Cidade de Ponta Delgada com alterações no trânsito entre hoje e Sábado

Azores Airlines Rallye citadinaA realização de mais uma edição do Azores Rallye vai levar, como habitualmente, a uma significativa alteração no trânsito em várias ruas da cidade de Ponta Delgada.

A Câmara Municipal de Ponta Delgada recorda que, hoje, 20 de Março, durante a realização da Prova Especial Citadina, o trânsito e o estacionamento ficam proibidos, das 06h00 às 03h00, na Avenida Infante D. Henrique, mais precisamente entre a Rua Dr. José Bruno Tavares Carreiro e a Rua João Francisco Cabral, e na Avenida Kopke, Rua Abel Ferin Coutinho, Praça Vasco da Gama, Largo Dr. Manuel Carreiro e Praça Gonçalo Velho, assim como nos arruamentos poente e sul do Campo de São Francisco.

Das 09h30 às 03h00, ficam ainda interrompidas as ruas Santa Luzia, Joaquim Nunes da Silva, da Misericórdia, Manuel da Ponte (entre a rua do Melo e a Praça do Município), excepto acesso a moradores, cargas e descargas e parques de estacionamento.

Relativamente ao sentido de circulação automóvel, entre as 09h30 às 17h00, o sentido de circulação da rua Açoriano Oriental será invertido, passando as viaturas na circular de poente para nascente. Das 09h30 às 03h00, o sentido de circulação nos troços norte e nascente do Campo de São Francisco também será invertido.

Relativamente aos transportes públicos, entre as 09h30 e as 03h00, os autocarros provenientes do lado poente têm partidas e chegadas na entrada do Porto Comercial, enquanto os provenientes de nascente, têm partidas e chegadas ou no Largo Almirante Dunn ou na Rua Dr. José Bruno Tavares Carreiro.

No que respeita à rede mini-bus, a Linha A terá início e fim na Avenida Roberto Ivens, junto à Santa Casa da Misericórdia, não utilizando as paragens da praça Vasco da Gama, Avenida Infante D. Henrique e Rua João Francisco Cabral.

A Linha B tem início e fim junto ao posto de abastecimento de combustível da rua Conselheiro Luís Bettencourt, enquanto a Linha C passa a descer a Avenida D. João III com desvio para a Rua da Mãe de Deus para acesso à Praça Vasco da Gama (não utilizando as paragens da, Avenida D. João III (sul), Rua Engº José Cordeiro, Rua Ernesto do Canto e Rua Dr. José Bruno Carreiro).

Já a Linha D tem início e fim na Rua João Francisco Cabral, não utilizando as paragens da Avenida Infante D. Henrique e Rua Coronel Silva Leal.

Os serviços de Táxi, habitualmente localizados na Praça Gonçalo Velho passarão para a Rua Dr. José Bruno Tavares Carreiro e os serviços, habitualmente localizados na Praça Vasco da Gama, passarão para a Rua Praia Marquês e Monforte ao lado do Tribunal de Família e Menores, virados para nascente.

Amanhã, 21 de Março, Quinta-feira, dia da partida do Azores Rallye das Portas da Cidade de Ponta Delgada, o trânsito fica proibido, entre as 13h00 e as 18h00, nas ruas Santa Luzia e Açoriano Oriental, na Praça do Município, no lado sul da Matriz e na Rua Manuel da Ponte (entre a Rua do Melo e a Praça do Município) e, ainda, na Praça Gonçalo Velho.

Há a salientar o facto de, entre hoje e Sexta-feira, 22 de Março, o trânsito ficar condicionado na Canada da Micaela (São Roque) e o estacionamento proibido nos parques de estacionamento do Forno da Cal e da Canada da Micaela.

Até 20 de Março, o estacionamento da Travessa de Santa Luzia fica reservado aos veículos de apoio da RTP/Açores.

No dia da chegada dos carros do Azores Rallye, 23 de Março, Sábado, o trânsito fica proibido das 17h00 às 22h00, nas ruas de Santa Luzia e Açoriano Oriental, na Praça do Município, no lado sul da Matriz e na Rua Manuel da Ponte (entre a Rua do Melo e a Praça do Município), na Avenida Infante D. Henrique, desde a Rua Dr. José Bruno  Carreiro até à Praça Vasco da Gama e à Praça Gonçalo Velho (estacionamento proibido).

Das 09h30 às 03h00 de amanhã e das 17h00 às 22h00 do dia 23, o acesso e saída ao parque de estacionamento subterrâneo da Avenida Infante D. Henrique far-se-á apenas pela lado nascente (Avenida João Bosco Mota Amaral).

O acesso ao parque de estacionamento das Portas do Mar fica interdito, sendo apenas possível a saída para nascente (Avenida João Bosco Mota Amaral).

Das 09h30 às 03h00 de hoje o acesso ao parque de estacionamento do Largo de São João far-se-á apenas pela Rua Dr. Francisco Machado de Faria e Maia e a saída através do Largo Dr. Francisco Luís Tavares e Rua de São João.