Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores vence Festival Internacional Cinema & Flavours

A Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores (EFTH) foi a grande vencedora da 9ª edição do Festival Internacional Cinema & Flavours, tendo conquistado três dos quatro prémios mais importantes. Foram eles os troféus de Melhores Cozinheiros (“Cozinheiros do Futuro”), Melhor Buffet (“Turismo de Portugal”) e Equipa com Melhor Classificação Geral (Cidade de Faro).
De 2 a 4 de maio, a equipa da EFTH, composta por José Tavares (Restaurante/Bar), Humberto Botelho e Rodrigo Medeiros (Cozinha/Pastelaria), disputou várias provas com o objectivo de servir uma refeição com entrada, prato principal, sobremesa e um buffet, inspirados no filme “No Reservations”.
Esta foi a terceira vez que, nos últimos 4 anos, alunos da EFTH conquistaram o troféu “Cozinheiros do Futuro”.
Organizado pela Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, o evento contou com a participação de sete escolas portuguesas de hotelaria (Estoril, Algarve, Santa Maria da Feira, Madeira, Aveiro, Mirandela e EFTH), uma italiana e uma turca.
O júri foi composto por Nuno Dinis, chefe executivo do York House (Lisboa), Juan Julian Garcia, chefe do departamento de hotelaria da Escuela Superior de Hosteleria y Turismo de Madrid, José Pinheiro, proprietário do Restaurante Eira do Mel, José Angel Garcia, coordenador de relações externas da Escuela Superior de Hosteleria y Turismo de Madrid, Francisco Guerreiro, Presidente da Associação Barmen Barlavento Arade, Eduardo Pinto, responsável pela área de conteúdos e talentos da Algarve Film Comission, e Jaques Mer, eventos e relações públicas da Algarve Film Comission.

Ananás junta estudantes de Hotelaria da Europa nos Açores

Arranca esta semana o «Azorean Pineapple Challenge», nos Açores. De hoje a 29 de Abril, este concurso internacional, organizado pela Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores (EFTH), leva várias escolas de Hotelaria de oito países da Europa a Ponta Delgada. Durante cinco dias, os alunos competem entre si pelos melhores trabalhos em que o elemento principal é o ananás.
O «Azorean Pineapple Challenge» procura dinamizar a utilização desta fruta na preparação de pratos e de bebidas, contribuindo também para a divulgação da cultura do ananás nos Açores, enquanto património valioso da Região e da Europa.
Os alunos serão submetidos a diversas provas de cozinha, restaurante e bar. Os trabalhos serão avaliados por um júri que irá premiar aqueles que mais se destacarem nas categorias de «Best Young Barman», «Best Young Waiter», «Best Young Chef», «Creativity & Innovation Special Award» e «Best Team».
Entradas, pratos, sobremesas ou cocktails. Refeições completas em que o ananás marca presença obrigatória.

XIII Festival de Sopa regressa sábado à Casa de Saúde de São Miguel

festival-sopaA Casa do Povo de Fajã de Baixo e a Casa de Saúde de S. Miguel promove a V Conferência da Sopa Regional, Nacional e Internacional, que irá realizar-se na Casa de Saúde de S. Miguel, na próxima sexta-feira, dia 16 de Setembro, pelas 15h30. Após a Conferência, todos os presentes são convidados para a degustação de uma sopa tradicional.

Segundo a organização o programa contempla a sessão oficial de abertura com o Director da Casa de Saúde de S. Miguel, Diogo Carvalho, e com o Presidente da Casa do Povo de Fajã de Baixo, José Dinis Carvalho. São oradores convidados Carlos Abreu, Jornalista do jornal de Noticias/ estudioso de sopas, António Gonçalves do Restaurante Toca do Lagarto e aldeia do Moinho, Ramon Gonzalez da Confraria das Astúrias, Espanha, António Cavaco, Maria João Teles e a nutricionista Rita Castanho Nutricionista.
Por seu turno, no sábado, pelas 19 horas está de regresso à Casa de Saúde São Miguel o XIII Festival de Sopa, numa organização da Casa de Povo da Fajã de Baixo e Casa de Saúde de S. Miguel, que irá contar com cerca de 60 variedades de sopas malassadas, porco no espeto e muita animação que estará a cargo dos Canatres d’Outrora, Grupo de teatro "Etcena" e "FungisMagicTruxis".

Objectivo deste Festival de Sopas é a angariação de fundos para os eventos das entidades que organizam em parceria o evento. De acordo com a organização qualquer pessoa se pode inscrever na "competição" da sopa, até ao momento já existem 55 inscritos, nomeadamente pessoas particulares, instituições e empresas. As inscrições poderão ser efectuadas na Casa de Saúde São Miguel ou através do telefone 296 201600. Na sexta feira encerram as inscrições para a participação no concurso.

Uma das grandes novidades do XIII Festival de Sopa este ano é a presença de um júri que vai pontuar também as melhores sopas (além da votação popular como já é tradicional).

No que se refere a prémios a votação do júri contemplará uma viagem à ilha Terceira, oferta da AtlanticoLine e estadia para 2 pessoas na Quinta do Galo na ilha Terceira. Por seu turno, a votação popular dará origem a um prémio que consiste numa estadia na estalagem dos Clérigos, oferta da Bensaúde. A terceira melhor sopa será contemplada com um jantar na Cervejaria "Docas" bem como uma massagem de corpo e rosto numa gentileza do "Compacto Elegante".

A organização evidência que o grande patrocinador do XIII Festival de Sopa é a Associação Agrícola de São Miguel.

O XIII Festival de Sopa contempla ainda uma campanha especial, quem compra 5 entradas a organização oferece mais uma. Recorde-se que em anteriores edições a entrada só dava direito a provar quantas sopas quisessem, 2 bebidas. Este ano oferecem também o café e um porco no espeto.

Em jeito conclusão, a organização assume que os preços de ingresso são iguais aos do ano passado, nomeadamente, crianças até 5 anos é gratuito, dos 6 aos 11 anos são 5 euros, dos 12 ao 64 anos são 8 euros e para pessoas portadoras de deficiência e com mais de 65 anos são 5 euros .

Aproveite a sugestão e contribua para uma boa causa...

Wine in Azores 2011 – Fish and Meat nas Portas do Mar

vinhaO Wine in Azores 2011 – Fish and Meat vai reunir em Ponta Delgada, no Pavilhão do Mar, de 11 a 13 de Novembro os maiores produtores de vinhos a nível nacional e diversos empresários regionais e nacionais da área.

Uma referência no que toca a certames ligados à vitivinicultura, o Wine in Azores tem apostado na associação da divulgação de vinhos à degustação dos sabores açorianos, conhecidos pela sua excelência.
Este ano irá decorrer, inserido no programa deste evento, o I Encontro de Chefs dos Açores, onde estarão presentes mais de uma dezena de chefs. Esta é uma oportunidade para a troca de informações e experiências entre estes profissionais, dando-lhes simultaneamente a oportunidade de explorarem as potencialidades da carne e peixe dos Açores.
De ano para ano, este certame tem reunido as condições de atractividade necessárias para que ao longo dos dias em que decorre a afluência ao Pavilhão do Mar seja massiva. Este ano os argumentos são mais do que muitos, para que este seja um espaço a visitar.
Confimada está já a presença de mais de trinta empresas ligadas ao sector, as quais irão colocar ao dispor dos visitantes Wine in Azores 2011 – Fish and Meat diferentes propostas vínicas.
O Wine in Azores 2011 – Fish and Meat conta com o apoio do Governo dos Açores, por via da Secretaria da Economia, através da Direcção Regional de Turismo e do apoio comunitário Proconvergência.
Várias empresas com presença na Região fizeram questão de se associar a este evento, nomeadamente o Banif, a Bensaude Turismo, a Yoçor, a Associação Portas do Mar, a ACIP, a Escola de Formação Turística e Hoteleira e o Restaurante RedHot.
Promovido pela empresa Angular XXL, o Wine in Azores 2011 – Fish and Meat marcará pela qualidade e diversidade de produtos presentes, dando o devido destaque aos produtos locais, complementados pelos já tradicionais, e indispensáveis, show cookings levados a cabo por chefs de renome nacional e regional.

VII edição na Ribeira das Tainhas – sábado “vamos às Sopas”

festival-de-sopasRealiza-se, amanhã, Sábado, na Ribeira das Tainhas, a VII edição do Concurso de Sopas, um dos mais antigos festivais do género nos Açores que costuma a atrair inúmeros visitantes àquela freguesia do Concelho de Vila Franca do Campo. Este ano, e segundo informação que nos foi prestada por Henrique Resendes, presidente da autarquia local, fundador e dinamizador entusiasta deste festival, estão 23 variedades de sopa a concurso, nos mais diversos sabores e com as mais diferentes confecções.

O concurso de Sopas nasceu como actividade de divulgação das tradições culinárias e cedo se tornou um cartaz da freguesia e até do concelho, não só pela atracção popular, mas acima de tudo pela participação voluntária das pessoas que concorrem e que, diz Henrique Resendes, "são elas que se prontificam e que se apresentam para colaborar. Numa organização que requer uma logística bastante ampla, o voluntariado e as boas-vontades de muita gente são importantes e até estimulantes para nós, diz ainda o Presidente da Junta da Ribeira das Tainhas.

Esta VII edição do Concurso de Sopas conta com diversos apoios, desde a Junta de Freguesia, Associação do Jovens Activos, Governo Regional, Direcção da Juventude, Câmara de Vila Franca e muitos outros que tornam possível a iniciativa.

Do programa consta, para amanhã, Sábado, o Concurso das Sopas, com início às 21 horas, incluindo o serão uma actuação do Grupo de tambores Uno Jovens e às 21,30 horas, um espectáculo com Maria Lisboa.

O fim de semana recreativo prossegue no Domingo pelas 15 horas com actividades lúdicas numa tarde de juventude com insufláveis, karts a pedais, pinturas faciais, moldagens de balões e trampolim. Ainda no Domingo, pelas 21 horas haverá actuação do Grupo de Dança Uno Jovens, encerrando com um concerto do grupo de serenatas e Cantares de São Pedro de Vila Franca, pelas 22,30 horas.

O VII Concurso de sopas da Ribeira das Tainhas decorre no parque de estacionamento frente à Igreja paroquial que também prepara as suas festas de Verão, que decorrem no fim de semana seguinte.

Nesta 7ª edição do Concurso de Sopas, em que estas serão feitas bem à moda antiga, em panelas de ferro, pretende-se honrar muitas gerações, a forma como se fazia a alimentação tradicional, relembrar a importância da sopa numa alimentação saudável e o são convívio entre as várias gerações.