No dia 4 de Janeiro (Quinta-feira), pelas 18:00h na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, irá decorrer a apresentação da obra “Patrimonium Nostrum: contributos para o estudo do património cultural, de Creusa Raposo e editado pela LisbonPress.
O leitor encontrará nesta obra questões relacionadas com a legislação e orientações do Património Cultural, História da Arte, História de Portugal, Arte, História e Antropologia dos Açores.
A sua facilidade de leitura, faz desta obra um instrumento para estudantes e investigadores na área do património cultural, assim como para qualquer pessoa interessada na aprendizagem, compreensão e no prazer da cultura.
A obra prefaciada porr Luís Nilton Correia é dedicada ao falecido professor da academia açoriana Carlos Cordeiro e será apresentada por Iva Matos, directora da BPARD.
Creusa Raposo nasceu em 1989 em Ponta Delgada, nos Açores. Na Universidade dos Açores licenciou-se em Património Cultural. Foi a investigadora responsável pela homenagem ao poeta arrifense Victorino Raposo em 2009.
Em 2016 foi-lhe conferido o grau de mestre em Património, Museologia e Desenvolvimento pela mesma academia. Defendeu dissertação de mestrado aprovada por unanimidade com 18 valores, onde desenvolveu estudos sobre o território, arte e arquitectura religiosa, militar, residencial e de produção.
Possui formação extra-curricular em artes decorativas, restauro urbano, arquivo, genealogia, entre outros. É autora e co-autora de obras sobre património cultural dos Açores.
Deu entrevistas como autora e como investigadora sobre património na rádio, jornal e televisão nos Açores, EUA e Canadá. Realizou palestras, visitas guiadas, conferências de iniciativa própria, participou em colóquios nacionais e internacionais, e é autora de artigos científicos sobre património cultural publicados no Brasil, Espanha e Portugal.
No jornal Diário dos Açores” possuiu uma crónica sobre património cultural durante alguns anos: Patrimonium Nostrum e exerceu funções de jornalista, onde criou o Minuto do Património. Pequena rúbrica que aborda o património cultural desde a pré-história até meados do século XX, agora divulgada no jornal Portuguese Times, nos EUA e jornal digital “Açores 9”.
Actualmente exerce funções como Directora do “Musée du Feutre” e é responsável pelo “Office de Tourisme de Portes du Luxembourg”, na região de Ardennes, França, onde reside.